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5 dicas para manter uma boa carteira de clientes como distribuidor de cosméticos

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O atendimento aos clientes e a maneira como você lida com as oportunidades de venda são as chaves para o seu sucesso e crescimento como distribuidor de cosméticos. Muito mais do que ter uma carteira de clientes numerosa, é preciso saber mantê-la e fazer bom uso do potencial de cada um deles.

Uma boa carteira de clientes não é construída do dia para a noite. Portanto, para que esse trabalho seja devidamente valorizado, vale a pena dar uma atenção às dicas que trouxemos para manter a sua carteira de clientes como distribuidor de cosméticos. Acompanhe!

1. Selecione os melhores clientes como distribuidor de cosméticos

Se o foco é fidelização, o primeiro passo é realmente identificar quais são os seus melhores clientes. Ou seja, os mais assíduos, que compram regularmente um volume alto ou constante — que pode ser, por exemplo, mensal.

Vale considerar também os clientes que pagam em dia e não apresentam problemas de inadimplência. Esses clientes selecionados merecem uma atenção especial em sua carteira de clientes.

Aproveite para descartar aqueles que não oferecem nenhuma rentabilidade ao seu negócio.

2. Garanta benefícios aos clientes especiais

É hora de beneficiar os melhores clientes por serem tão fiéis ao seu negócio. Os clientes selecionados podem ser os primeiros a ficar por dentro das novidades, podem receber com antecedência os lançamentos ou obter condições especiais de preço e prazo, entre outros benefícios.

Isso fará com que eles mesmos percebam que são especiais para você. E, ao se sentirem valorizados, ficará muito mais fácil mantê-los. Além do mais, você estará garantindo mais lucratividade como distribuidor de cosméticos.

3. Administre os clientes inativos

Faz parte de uma boa gestão da carteira de clientes prestar atenção também aos seus clientes inativos. Ou seja, aqueles que realizaram uma compra e não solicitaram mais os seus produtos.

Monitore estratégias para trazer essas pessoas de volta e recuperar a atividade delas. Esse tipo de atenção também pode fazer com que elas se sintam valorizadas e tenham vontade de negociar outras vezes.

4. Procure manter uma boa relação com os ex-clientes

Consideramos um ex-cliente aquele comprador que deixou o seu negócio para adquirir produtos com seu concorrente. Entenda que o fato de eles não estarem consumindo da sua empresa no momento pode não ser determinante ou um empecilho para que eles comprem de novo com você.

Mesmo diante de um término de contrato ou cancelamento de compra, é importante desenvolver com esses ex-clientes uma relação positiva. Isso porque eles podem retornar ou mesmo indicar novos compradores para você. É importante ficar de olho no futuro!

5. Sempre acompanhe as movimentações da sua carteira de clientes

Oscilações de vendas, datas especiais para o comércio, momentos de baixas vendas no mercado. Acompanhar tudo isso é função do gestor e é fundamental para incentivar e elaborar estratégias de vendas. Os resultados certamente serão positivos.

Lembre-se: para manter uma boa carteira de clientes como distribuidor de cosméticos, é importante se concentrar na qualidade e não somente na quantidade de vendas. É possível ter um volume alto de vendas com um baixo faturamento. Por isso a importância de explorar todas as possibilidades que os seus clientes oferecem, com a precificação adequada e com o foco em fidelizar mais pessoas.

Já que estamos falando em fidelização, que tal continuar a leitura e saber como utilizar a técnica rapport para fidelizar seus clientes?

admin

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