Talvez você já tenha ouvido falar que conquistar um cliente novo custa cerca de cinco vezes mais do que reter os atuais e não tenha entendido o motivo. Bem, a explicação é simples. Os clientes que já estão em sua base já passaram por diversas etapas e, hoje, têm uma relação de confiança e fidelidade à sua empresa que proporcione a emissão de ordem de pedidos sem que seja necessário passar horas e até mesmo dia tentando convencê-lo de que você é a melhor opção de compra para ele. Como a relação já foi estreitada, você precisa apenas mantê-lo para que os pedidos cresçam e as indicações de novos consumidores também.
Contudo, em algumas situações, até mesmo por pequenas falhas de processo, ocorre de alguns deles deixarem a sua base por insatisfações que podem variar desde o preço até o atendimento recebido. Com isso, a sua luta por novos clientes é ainda maior não para aumentar o seu faturamento, mas para não deixar que ele seja reduzido – o que gera uma pressão maior.
Pensando em situações como esta, você precisa também que o seu time esteja alinhado na tentativa de reconquistar ex-clientes para a sua Distribuidora de cosméticos. Por isso, selecionamos as melhores dicas para aplicar em seu negócio e garantir uma base de clientes consistente e crescente. Confira:
Identifique e analise os motivos da saída desses clientes de sua base
A primeira dica para que você consiga reconquistar os ex-clientes da sua Distribuidora de cosméticos é identificar e analisar os motivos que os levaram a isso. Com base nessas informações você conseguirá não apenas traçar planos de ação pontuais para a recuperação deles, mas também saberá o que precisa de atenção em seu processo de vendas e/ou relacionamento com o cliente a fim de garantir que outros não sairão de sua base pelo mesmo motivo.
Trace planos de ação para reverter a situação
Tendo como base a análise anterior, delineie um plano de ação que possibilite a conversão de ex-clientes de volta a sua base. O importante aqui é assegurar que as falhas foram corrigidas a fim de que eles tenham confiança de que um novo cenário está por vir.
Mas atenção: não prometa o que não pode cumprir, pois uma segunda frustração poderá levá-lo ao corte da lista de fornecedores e ainda dar força aos seus concorrentes.
Experimente estratégias de desconto e condições de pagamento
Em situações onde a perda de clientes se deu pela precipitação de produtos ou até mesmo pela competição (ou seja, os seus concorrentes ofereceram preços ou condições de pagamento mais favoráveis que os seus), considere uma estratégia específica de descontos ou melhoria da condição de pagamento atual, como prazos ou parcelamentos. A ideia não é enforcar a sua margem de lucro, mas garantir o retorno dos pedidos deles para a construção de um relacionamento e a recuperação da confiança.
Em seguida, quando estes passos estiverem encaminhados, você se sentirá mais seguro de recuperar a perda dessa margem retomando os preços praticados, pois terá a fidelidade dele pela qualidade dos produtos e serviços – e não será avaliado apenas pelo fator preço ou pela condição de pagamento que proporciona.
E você, já se preocupa em reconquistar os ex-clientes da sua Distribuidora de cosméticos? O que faz para isso? Conte as suas experiências para a gente nos comentários abaixo!