Um dos pontos principais quando se está começando um negócio é saber a melhor forma de vender seus produtos para seu cliente. Afinal, a empresa só irá para frente se você souber como fazer seu cliente optar pelo o que você está oferecendo a ele. Lembre-se que o cliente é parte fundamental de toda a estratégia de vendas. Mas afinal, como traçar essa estratégia? Confira:
Entenda quem é seu cliente
Antes de qualquer coisa, para direcionar a sua estratégia de vendas, você precisa compreender para quem está vendendo. Se você não tiver isso bem claro e definido, é possível que toda a sua estratégia seja falha.
Por isso pesquise bem: quem é o público que se interessa pelo tipo de produto que estou vendendo? Quais suas características? Eu estou vendendo para todas as mulheres, ou apenas para mulheres entre 20 e 35 anos? Estou vendendo para homens e mulheres de todos os graus de escolaridade ou apenas para quem tem ensino superior? São pessoas mais simples, que ganham até 3 salários mínimos? Cada uma dessas segmentações gera especificações e peculiaridades que irão gerar estratégias de vendas diferentes.
Entenda quais são as necessidades dele
Ok, definido quem é o seu cliente, é preciso entender quais são as necessidades dele. O que de fato ele precisa? O que ele espera de um produto? Como o seu produto pode ser útil para ele? Essas perguntas precisam ser bem entendidas para saber como montar uma estratégia de vendas sólida para seu cliente. Vale, neste quesito, contratar empresas que realizam pesquisas para saber quais são as necessidades e expectativas do seu cliente.
Entenda qual linguagem é a melhor para falar com ele
Como se direcionar a ele? Você pode ter o produto perfeito, que atenda as expectativas do seu cliente, mas se não souber como chamar a atenção dele, isso não fará muita diferença. E a linguagem não diz respeito apenas a campanha de marketing ou o tom utilizado neste tipo de veiculação.
Até mesmo o rótulo ou embalagem do produto deve ser adequado a melhor linguagem para falar com seu cliente. Se é para a geração Y, não adianta fazer uma campanha e uma embalagem que lembre retrocesso ou coisas antiquadas (com exceção para a moda retrô e movimento hipster).
Apresente os benefícios do seu produto para o cliente
Vá além de apenas apresentar aquilo que é a necessidade momentânea do cliente. A estratégia de vendas deve vislumbrar de que forma o cliente receberá os benefícios necessários para ser atraído pelo produto. Seja de forma direta (com promoções, descontos e sorteios) ou indireta (com os benefícios que virão do uso do produto), eles devem estar bem definidos para elaborar a estratégia.
Planejamento é essencial para uma estratégia de vendas
A empresa quer vender quanto? Para quem? Em quanto tempo? Em quais pontos de venda? De que forma? A fase do planejamento é basicamente a elaboração da estratégia de vendas de fato. Lembre-se sempre de definir metas e prazos razoáveis para que possam, de fato, serem alcançáveis. Ou você correrá o risco de acabar vendo sua estratégia não ser alcançada por ter sido ambicioso demais em suas definições.
Então, você tem alguma dúvida sobre como elaborar sua estratégia de vendas? Conte para nós nos comentários e responderemos a você. Está abrindo seu negócio agora? Já se respondeu essas perguntas essenciais antes de abrir sua empresa? Se ainda não, leia o post e responda.