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Como saber se minha distribuidora de cosméticos tem um bom retorno sobre o investimento

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Uma distribuidora de cosméticos atua no mercado de beleza e pode oferecer ótimos resultados. Ao vender produtos capilares, por exemplo, você tem a chance de trabalhar tanto com salões de beleza, quanto com os clientes finais.

Porém, além de observar as vendas, é muito importante verificar qual é o nível de retorno do seu empreendimento. Desse jeito, é possível ter uma visão mais clara sobre qual é a atuação do negócio.

A seguir, veja como descobrir se a sua distribuidora de cosméticos tem um bom retorno sobre o investimento.

Como fazer o cálculo dessa métrica?

Esse indicador corresponde, de forma simples, aos lucros em relação aos investimentos em um determinado período. Quanto maiores são os seus gastos, menor é o retorno sobre investimento (ROI) — e vice-versa.

Nesse caso, a fórmula é dada por:

ROI = [(Ganhos – Gastos) / Gastos] x 100%

Pense, por exemplo, em uma distribuidora que fatura R$ 30 mil por mês. Desse total, R$ 15 mil são destinados aos custos fixos e variáveis, além de investimentos em marketing e outras estratégias. Nesse caso, o retorno será:

ROI = [(30000 – 15000) / 15000] x 100%

ROI = 100%

Como interpretar os resultados?

Além de calcular esse valor, é muito importante saber interpretá-lo. Desse jeito, fica mais fácil entender se a distribuidora de cosméticos tem ou não o retorno sobre o investimento desejado.

Nesse caso, é essencial considerar o que representa o resultado. Se o ROI for de 100%, então cada R$ 1 investido retornou R$ 1 de lucro. Se ele for de 50%, então R$ 1 investido dá origem a R$ 0,50 de lucro.

Por essa lógica, dá para perceber que o ROI nulo ocorre quando não há lucro nem prejuízo. O negócio ganha apenas aquilo que ele investiu. Do ponto de vista comercial, é chamado de trocar dinheiro.

O grande problema é quando o valor é negativo. Nesse caso, significa que o empreendimento tem levado prejuízo. Isso pode acontecer mesmo diante de um volume alto de vendas.

Pense, por exemplo, na primeira situação, em que a receita é de R$ 30 mil e os investimentos são de R$ 15 mil. Agora considere uma distribuidora que ganha R$ 50 mil, mas que gasta R$ 60 mil. Embora o faturamento da segunda seja maior, o retorno de destaque ocorre na primeira.

Como agir com a sua distribuidora de cosméticos?

Depois de entender o que os números significam, é o momento de agir em relação ao negócio. Se o ROI estiver muito baixo ou nulo é hora de começar a pensar em aumentar as vendas para otimizar os resultados.

Já no caso de um retorno negativo, é preciso considerar diminuir os custos da sua distribuidora de cosméticos, ao mesmo tempo em que aumenta as vendas. Diante de um retorno positivo, pense em novos investimentos para otimizar os resultados e mantenha o bom desempenho de vendas.

Em todos os casos, é fundamental contar com um plano de negócios robusto, ter um parceiro confiável e investir na captação de clientes.

Com esse cálculo, você pode descobrir se a sua distribuidora de cosméticos tem um bom retorno sobre o investimento. Desse jeito, fica mais fácil chegar a uma avaliação completa sobre o empreendimento.

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