Abrir uma distribuidora de produtos capilares é uma opção promissora para quem quer atuar no ramo de cosméticos e beleza, já que existem milhões de salões de beleza formalizados em todo o país. Para poder absorver esse mercado corretamente é preciso ter as atitudes certas antes mesmo de começar a empreender e por isso confira quais são os cinco maiores erros cometidos por quem decide investir na área de distribuição de produtos capilares.
Não saber do que os clientes precisam
Em uma distribuidora de produtos capilares alguns produtos são mais relevantes do que outros e alguns são totalmente indispensáveis. Escovas progressivas, produtos para lavatório e produtos de hidratação e reconstrução são apenas alguns exemplos de itens que são muito procurados e que precisam estar em qualquer salão de beleza. Outros produtos como tinturas, cuidados pós tintura, finalizadores e modeladores também são importantes e fazem parte do quadro da maior parte dos estabelecimentos, enquanto alguns outros, como tinturas especiais, tendem a ser menos procurados.
Um dos piores erros, portanto, é não saber o que os clientes de uma maneira geral procuram. Com isso, sua distribuidora acaba deixando de lado oportunidades importantes de negócio, prejudicando todos os resultados.
Não conhecer as funções de cada produto disponível na sua distribuidora de produtos capilares
Por mais que alguns produtos sejam de conhecimento mais geral, há muitos donos de salão que ainda não estão familiarizados com alguns termos e alguns usos – um bom exemplo é que muita gente não sabe a diferença entre um matizador e um oxidante, por exemplo.
Com isso, a responsabilidade de esclarecer e educar sobre os produtos é da sua distribuidora, afinal, é nesse momento em que há a argumentação sobre as vantagens do produto e por que ele é necessário. Se, entretanto, o cliente não pode se informar sobre os produtos em sua distribuidora, então ou ele terminará não adquirindo algo que precisa ou acabará procurando a concorrência.
Não ter um planejamento estratégico
Apesar de o mercado de beleza ser tecnicamente à prova de crises, isso não significa que abrir uma distribuidora de produtos capilares é algo trivial e que pode ser feito de qualquer maneira. Um dos maiores erros nesse sentido é o de não possuir um planejamento estratégico que defina como a empresa atuará, como será o fornecimento, as vendas e todo o equilíbrio necessário para o bom desempenho.
Sem esse planejamento, a distribuidora de produtos capilares acaba sendo conduzida totalmente no improviso, o que aumenta os riscos de o empreendimento não ser bem-sucedido.
Não ter afinidade com o mercado
É bem verdade que você não precisa ser uma profissional da área para empreender abrindo uma distribuidora de produtos capilares, mas quando você não possui afinidade com o mercado e com o assunto em geral, o resultado acaba se refletindo no empreendimento como um todo.
Sem a afinidade, você provavelmente não se manterá atenta a todas as atualizações do mercado e nem fará a melhor pesquisa ou escolha de produtos para a sua distribuidora e seus clientes, levando a resultados muito abaixo do esperado.
Não ter capital de giro
Qualquer empreendimento precisa de capital de giro para poder se manter saudável e para poder absorver todas as modificações que podem acontecer durante seu funcionamento. Para empreendimentos recém-abertos, o capital de giro é ainda mais indispensável porque é o que garante a operação da distribuidora de produtos capilares quando ainda está construindo sua base de clientes.
Por isso, um dos maiores erros é o de querer empreender sem capital de giro, já que isso pode condenar todo o seu investimento inicial e impedir o desenvolvimento e posicionamento da sua distribuidora.
Os maiores erros de quem quer empreender abrindo uma distribuidora de produtos capilares estão relacionados à falta de planejamento, à falta de conhecimento sobre o mercado em geral e também à falta de afinidade com a atividade em geral. Ao evitar esses erros, maiores são as chances de que seu empreendimento dê certo e renda ótimas oportunidades.
Conhece algum outro erro na hora de empreender nesse ramo? Não deixe de dar sua opinião nos comentários!