Gerenciar uma distribuidora de cosméticos não é uma tarefa fácil, pois vai exigir bastante trabalho, comprometimento e dedicação do profissional. Além disso, para cuidar de uma empresa desse tipo, será necessária a realização de um planejamento estratégico bem elaborado. Será preciso também ter disciplina para se manter no plano, além de discernimento para saber quando é necessário alterá-lo.
Se você precisa de ajuda na hora de elaborar o planejamento estratégico para a sua Distribuidora de cosméticos, acompanhe algumas dicas que vão ajudar você nessa fase. Confira logo abaixo!
O que a sua distribuidora será?
O primeiro passo na hora de elaborar o planejamento estratégico da sua Distribuidora de cosméticos é definir o tipo de empresa que você vai montar. Existem algumas perguntas básicas que você vai precisar responder nessa fase. Por isso, dedique-se a responder estas perguntas:
- Qual a função da sua distribuidora de cosméticos ?
- O que você quer para o futuro da sua distribuidora de cosméticos ?
- Qual a missão da sua distribuidora de cosméticos ?
- Quais os valores que regem a sua empresa?
Ao responder essas quatro perguntas você já terá uma ideia bem clara do seu negócio.. Você não precisa se estender muito nas respostas se não quiser. Alguns exemplos de respostas podem ser vistos abaixo:
- “Vender cosméticos no meu bairro/cidade”;
- “Abrir filiais pelo país todo”;
- “Gerar lucro”;
Como você vai alcançar o que pretende?
Agora que você já sabe o que quer para a sua distribuidora de cosméticos – ou seja, para que ela serve, qual sua missão, valores e objetivos futuros –, é hora de planejar o caminho para cumprir todos esses objetivos. A tarefa de definir objetivos e traçar planos para atingi-los vai se repetir durante todo o processo de criação e gerenciamento da sua distribuidora de cosméticos. O que você precisa fazer para isso?
- Estudar a legislação;
- Obter um capital inicial;
- Trabalhar na marca da distribuidora;
- Abrir a empresa;
- Procurar fornecedores;
- Procurar um local apropriado;
- Contratar funcionários;
- Realizar a inauguração.
Essa é apenas uma das fases. Com a empresa já estabelecida, você terá outras preocupações e objetivos de curto prazo pela frente, como aumentar o lucro mensal, atrair mais clientes, abrir uma filial entre outros. Pergunte-se sempre “Como eu vou fazer isso?” e “O que eu preciso para atingir esse objetivo?”.
Quais são as métricas para avaliar meu progresso?
Às vezes, você pode se perder no dia a dia corrido do gerenciamento de uma distribuidora de cosméticos. Quando você menos perceber, já está saturado e sem disposição para continuar o trabalho, perdido e longe do objetivo inicial que havia traçado. Para ajudar você nesse processo, existem certas métricas de sucesso que servem para avaliar o desempenho da sua empresa e saber como você está se saindo como empreendedor.
Listamos quatro métricas essenciais que toda distribuidora de cosméticos deve saber para medir seu sucesso:
- Margem de lucro;
- Custo de aquisição de clientes;
- Receita média por cliente;
- Tempo de vida útil do cliente.
Com essas dicas você logo montará o planejamento estratégico da sua distribuidora de cosméticos e estará no caminho certo para obter sucesso nessa empreitada. Sua distribuidora tem um planejamento estratégico? Compartilhe suas experiências com a gente!