Categories: DicasDicas de salão

Saiba como está o mercado de cosméticos atual, na crise

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×

O mercado de cosméticos atual se vê em uma situação delicada, tal como os demais setores da economia nacional. Isto porque a forte recessão, que promete persistir em 2016 afeta os mais diversos setores, desde a matéria-prima para a produção dos produtos até o consumidor final, que muitas vezes tem seu poder de compra diminuído e opta por cortar gastos.

Mas não são todos os setores que acabam se vendo em situação ruim durante a crise. Será que este é o caso do mercado de cosméticos atual?

Quais foram os últimos dados?

Os últimos dados mostravam uma perspectiva otimista em relação a venda de cosméticos no Brasil. Nos últimos anos, seguindo a tradição da área, o setor de cosméticos e beleza sempre terminava o ano em alta, mesmo em períodos de recessão. Isto porque o público-alvo é um consumidor fiel destes produtos e, além disso, muitos deles são produtos de necessidade, como higiene capilar, saúde da pele e determinados itens de maquiagem para determinados tipos de emprego, por exemplo.

2015 começou com expectativas de crescimento de 12% para o setor. Porém, no final de ano veio a surpresa:  depois de 20 anos, a indústria da beleza teve uma queda de 6% no faturamento, algo que surpreendeu a todos.

Quais as expectativas do mercado de cosméticos atual?

As expectativas do mercado de cosméticos atual, após esta queda brusca na lucratividade é de um pouco de cautela. Afinal, tradicionalmente, este era um setor que não costumava ser afetado na crise.

Porém, muitos permanecem otimistas porque na verdade não foi só a crise econômica que afetou o setor dos cosméticos – por exemplo, a crise hídrica teve forte impacto neste setor. Com os racionamentos e revezamentos de abastecimento, muitas pessoas reduziram o uso de cosméticos de higiene, por exemplo, devido ao menor número de banhos por semana, o que fez com que as vendas desacelerassem.

Mas mesmo assim, os responsáveis pela área pedem cautela para os empresários do setor. O momento pede novos modelos de negócios, com custos reduzidos, de forma a atrair o cliente com qualidade, mas sem grandes prejuízos.

Assim, apesar de não haver estimativas nem positivas, nem negativas para 2016 no mercado de cosméticos atual, a dica do momento é investir sim, mas com cautela para minimizar riscos.

Como contornar isso?

Como falamos anteriormente, a ideia é mudar os modelos de negócio para melhorar a atratividade e trazer o cliente para seu negócio.

Novos modelos de entrega, parcerias com fornecedores, parcerias com influenciadores, novo modelo de relacionamento com o cliente, todos estes são formas de se poder contornar a crise que assola o mercado de forma geral e que está impactando também  o setor de cosméticos.

Basicamente a palavra-chave é: inovação. Fazer mais com menos e de forma diferente, atraindo a atenção dos seus clientes. Estas são premissas básicas para que você possa  começar a crescer, principalmente se está entrando no mercado de cosméticos atual neste momento.

Se você pretende começar ou mudar o seu negócio, aprenda como se faz um plano de negócios para uma distribuidora de cosméticos de forma consistente.

 

admin

Recent Posts

  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Venda de produtos de beleza: Entenda como funciona

Seja para ganhar um dinheiro extra ou para fazer da atividade a sua ocupação principal, a venda de produtos de…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Como a venda de produtos de beleza pode te ajudar a fazer renda extra

Você tem um salão de beleza, mas anda com faturamento baixo e com receio de não conseguir arcar com todos…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

O crescimento do mercado de beleza para os próximos anos

O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, revela pesquisa realizada pela Euromonitor e…

2 anos ago
  • Dicas
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição

3 negócios para investir pós pandemia

Pensando em empreender pós-pandemia? A venda de cosméticos pode ajudar você a conquistar a independência financeira mesmo após a crise…

2 anos ago
  • Mercado de distribuição

Como escolher o melhor fornecedor de produtos cosméticos para seu negócio

A carreira de distribuidor de cosméticos está diretamente ligada com a qualidade dos itens que você revende. Problemas nessa área…

3 anos ago
  • Produtos capilares

Como está o mercado de cosméticos capilares durante a pandemia

Fato é: o mundo não será mais o mesmo após a pandemia. Mudanças significativas continuam ocorrendo continuamente e afetam as…

3 anos ago