O mercado de cosméticos atual se vê em uma situação delicada, tal como os demais setores da economia nacional. Isto porque a forte recessão, que promete persistir em 2016 afeta os mais diversos setores, desde a matéria-prima para a produção dos produtos até o consumidor final, que muitas vezes tem seu poder de compra diminuído e opta por cortar gastos.
Mas não são todos os setores que acabam se vendo em situação ruim durante a crise. Será que este é o caso do mercado de cosméticos atual?
Quais foram os últimos dados?
Os últimos dados mostravam uma perspectiva otimista em relação a venda de cosméticos no Brasil. Nos últimos anos, seguindo a tradição da área, o setor de cosméticos e beleza sempre terminava o ano em alta, mesmo em períodos de recessão. Isto porque o público-alvo é um consumidor fiel destes produtos e, além disso, muitos deles são produtos de necessidade, como higiene capilar, saúde da pele e determinados itens de maquiagem para determinados tipos de emprego, por exemplo.
2015 começou com expectativas de crescimento de 12% para o setor. Porém, no final de ano veio a surpresa: depois de 20 anos, a indústria da beleza teve uma queda de 6% no faturamento, algo que surpreendeu a todos.
Quais as expectativas do mercado de cosméticos atual?
As expectativas do mercado de cosméticos atual, após esta queda brusca na lucratividade é de um pouco de cautela. Afinal, tradicionalmente, este era um setor que não costumava ser afetado na crise.
Porém, muitos permanecem otimistas porque na verdade não foi só a crise econômica que afetou o setor dos cosméticos – por exemplo, a crise hídrica teve forte impacto neste setor. Com os racionamentos e revezamentos de abastecimento, muitas pessoas reduziram o uso de cosméticos de higiene, por exemplo, devido ao menor número de banhos por semana, o que fez com que as vendas desacelerassem.
Mas mesmo assim, os responsáveis pela área pedem cautela para os empresários do setor. O momento pede novos modelos de negócios, com custos reduzidos, de forma a atrair o cliente com qualidade, mas sem grandes prejuízos.
Assim, apesar de não haver estimativas nem positivas, nem negativas para 2016 no mercado de cosméticos atual, a dica do momento é investir sim, mas com cautela para minimizar riscos.
Como contornar isso?
Como falamos anteriormente, a ideia é mudar os modelos de negócio para melhorar a atratividade e trazer o cliente para seu negócio.
Novos modelos de entrega, parcerias com fornecedores, parcerias com influenciadores, novo modelo de relacionamento com o cliente, todos estes são formas de se poder contornar a crise que assola o mercado de forma geral e que está impactando também o setor de cosméticos.
Basicamente a palavra-chave é: inovação. Fazer mais com menos e de forma diferente, atraindo a atenção dos seus clientes. Estas são premissas básicas para que você possa começar a crescer, principalmente se está entrando no mercado de cosméticos atual neste momento.
Se você pretende começar ou mudar o seu negócio, aprenda como se faz um plano de negócios para uma distribuidora de cosméticos de forma consistente.