Todo negócio precisa seguir algumas etapas necessárias para que sua abertura seja de sucesso. Porém, muito antes da entrada na documentação ou do início da operação em si está a definição do plano de negócio. É ele que vai te indicar se o seu negócio é possível e, se for, o que você precisa fazer. Sem a sua elaboração, as chances de fracasso de multiplicam e a insegurança passa a rondar o seu empreendimento. Para evitar isso, aprenda a seguir a elaborar um plano de negócios para abrir uma distribuidora de cosméticos.
Comece avaliando o mercado de cosméticos
Não é porque o mercado da beleza tem um desempenho acima dos demais mesmo em momentos de crise que qualquer empreitada nesse mercado será de sucesso. Por isso, você deve começar fazendo uma avaliação de como está o mercado, especialmente na sua área de atuação.
Se a sua região tem muitos salões de beleza, por exemplo, é uma boa oportunidade investir em produtos capilares. Se há muitas lojas de cosméticos, o negócio tem grandes chances de decolar. Se, por outro lado, o mercado local está saturado com distribuidoras, você vai precisar pensar em formas de se diferenciar.
Conheça a sua distribuidora
Para saber como se diferenciar ao abrir uma distribuidora de cosméticos você vai precisar, em primeiro lugar, conhecer mais sobre a sua distribuidora. Qual é a sua proposta ao abrir esse negócio? O que o seu empreendimento é capaz de oferecer e que vai além do que a concorrência oferece? Por que a sua distribuidora vai ser a melhor opção para os clientes?
Conseguir responder todas essas perguntas é importante porque isso deve fazer parte de todas as estratégias da empresa. O que você vai vender, como você vai vender e pra quem você vai vender devem fazer parte do seu planejamento de negócios para que ele seja efetivo.
Levante os custos e investimentos
Você também precisa saber o quanto será necessário investir para abrir uma distribuidora de cosméticos e colocar em prática tudo o que você planejou como sendo o seu negócio.
Se você decidiu que oferecerá frete grátis em algumas compras, por exemplo, é preciso que isso esteja incluso nos custos relativos ao seu negócio. Do mesmo modo, é preciso levar em conta os custos com a estrutura do local e com operações. Ter ou não funcionários também influencia nessa questão, assim como contar ou não com um software de gestão de estoque.
Planeje antes de abrir uma distribuidora de cosméticos
Sabendo a situação do mercado, a sua ideia de negócio e os custos envolvidos, é hora de pensar mais a frente e planejar o futuro. Assim, para o seu plano de negócios ser de sucesso é preciso que ele conte com um planejamento do futuro com expectativas e previsões.
Estabeleça qual é o seu objetivo de crescimento e quais são as projeções de vendas baseadas no mercado. Tudo isso fará com que o plano de negócios sirva como um manual para que você chegue até o sucesso e poderá servir de base para o desenvolvimento de um planejamento estratégico.
Avalie e defina métricas
Com o plano de negócios já com a sua forma, é hora de avaliá-lo e ver se o negócio é realmente viável e se ele realmente tem chances de ter sucesso ao . Por se tratar de uma distribuidora de cosméticos, com a escolha do local certo e com os investimentos adequados esse é um plano totalmente viável.
Com o plano já em prática, você deverá manter a atenção constante e medir todos os resultados. Para isso, é importante definir métricas e indicadores de performance que te darão orientações sobre o cenário. Dessa maneira, você garante que tudo saia como o previsto e que a sua distribuidora atinja o sucesso.
Ter um plano de negócios é indispensável se você quer abrir a sua distribuidora de cosméticos do jeito certo com segurança e solidez. Para isso, conhecer o mercado, os concorrentes, o seu próprio negócio e os custos envolvidos são indispensáveis. Ao final, é necessário planejar, avaliar e definir métricas para que os resultados apareçam.
Tem dúvidas sobre como montar um plano de negócios efetivo ou tem alguma dica? Então comente e compartilhe.