Categories: DicasDicas e tendências

Fluxo de caixa: Como isso interfere no meu negócio?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×

Empreendedores iniciantes costumam ter dificuldade em alguns conceitos específicos da área de negócios. É comum esse tipo de problema inicialmente, principalmente por não serem temas comuns do dia a dia.

Porém, é importante estudar e se atualizar para aprimorar seus conhecimentos e, assim, potencializar os resultados do seu negócio a longo prazo. Um dos mais importantes a ser considerado é o fluxo de caixa.

Continue lendo e saiba o que é este conceito, como ele interfere no seu negócio e aprenda quais são as melhores práticas para um fluxo de caixa equilibrado.

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa diz respeito ao controle de entrada e saída de finanças em um determinado período de tempo. Ou seja, é o registro documental de movimentações financeiras dentro de um prazo definido pela sua empresa (mensal, semestral, anual).

Como ele interfere no meu negócio?

Em primeiro lugar, fluxo de caixa diz respeito a controle. É por meio dele que se gera dados e informações para avaliar quais são as principais despesas e receitas da sua distribuidora de cosméticos, por exemplo.

Controle e registros eficientes significam melhor gestão financeira do seu negócio. Isso significa a possibilidade de tomar decisões mais eficientes, com base em dados analíticos reais.

Quando bem realizado, ele permite também uma visão mais estratégica e abrangente da sua loja, de forma a compreender as dinâmicas habituais da organização. Por exemplo, se a sua distribuidora tem uma queda de vendas em um mês específico todo ano, você saberá se preparar para isso, realizando estratégias específicas para minimizar prejuízos e compensar a queda no faturamento.

Além disso, ele permite uma visão não só estratégica, mas realista da situação. Quer ver um exemplo? Você decide realizar uma promoção para alavancar as vendas em um determinado período (30 dias).

No final do mês, você avalia as informações e percebe que houve um aumento de 50% no faturamento médio. Interessante, não é mesmo? Sim, analisando desta forma pode parecer.

Porém, ao fazer uma análise do fluxo de caixa, percebe-se que os gastos superaram os recebimentos, tornando a ação mais dispendiosa do que de fato lucrativa. Sem esses registros não seria possível realizar esta análise.

Quais são as melhores práticas para um fluxo de caixa equilibrado?

Agora que você compreende a importância do fluxo de caixa para seu negócio, é importante saber quais são as melhores práticas para mantê-lo de forma equilibrada e conseguir manter o controle necessário para alavancar o sucesso da sua distribuidora.

  • categorize todas as movimentações realizadas pela sua empresa, independentemente se é recebimento ou pagamento. Mas lembre-se de fazer categorizações eficientes e não colocar apenas “ganhos” e “gastos”;
  • faça o controle diário. Qualquer tipo de informação que passe, mesmo que seja um único dia, poderá gerar problemas posteriores;
  • acompanhe seu estoque a fim de potencializar o giro de capital, evitando prejuízos e capital parado por itens acumulados no estoque;
  • analise o fluxo de caixa a curto, médio e longo prazo.

Por meio dessas dicas você consegue fazer um controle de fluxo de caixa eficiente, conseguindo uma melhor gestão financeira e elevando a rentabilidade da sua distribuidora.

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários e responderemos a você.

admin

Recent Posts

  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Venda de produtos de beleza: Entenda como funciona

Seja para ganhar um dinheiro extra ou para fazer da atividade a sua ocupação principal, a venda de produtos de…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Como a venda de produtos de beleza pode te ajudar a fazer renda extra

Você tem um salão de beleza, mas anda com faturamento baixo e com receio de não conseguir arcar com todos…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

O crescimento do mercado de beleza para os próximos anos

O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, revela pesquisa realizada pela Euromonitor e…

2 anos ago
  • Dicas
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição

3 negócios para investir pós pandemia

Pensando em empreender pós-pandemia? A venda de cosméticos pode ajudar você a conquistar a independência financeira mesmo após a crise…

2 anos ago
  • Mercado de distribuição

Como escolher o melhor fornecedor de produtos cosméticos para seu negócio

A carreira de distribuidor de cosméticos está diretamente ligada com a qualidade dos itens que você revende. Problemas nessa área…

3 anos ago
  • Produtos capilares

Como está o mercado de cosméticos capilares durante a pandemia

Fato é: o mundo não será mais o mesmo após a pandemia. Mudanças significativas continuam ocorrendo continuamente e afetam as…

3 anos ago