Categories: Sem categoria

6 coisas sobre contabilidade que todo empreendedor de primeira viagem deve saber

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×

Embarcar no mercado empreendedor não é algo tão simples quanto parece ser. Já vimos que apostar em um mercado diferente pode ser arriscado se não tomarmos as devidas precauções. Traçar planos, metas, estratégias, conhecer o mercado e entender o negócio são apenas algumas dicas para quem decide empreender em primeira viagem. Mas há algo que pode ser fundamental na hora de abrir o próprio negócio: entender ao menos o básico de contabilidade.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para quem é um empreendedor de primeira viagem. Com este guia, você terá a estrutura necessária para entrar de cabeça no mercado do empreendedorismo.

Separe suas contas

A primeira coisa que o empreendedor de primeira viagem deve se atentar é que as contas e despesas pessoais não devem se misturar com as contas da empresa. Muitos empreendedores, principalmente os de pequenos negócios, costumam misturar as contas de suas despesas pessoais com o sistema financeiro da empresa, o que pode ser o início do endividamento e a quebra do negócio. Cheques e cartões de crédito empresariais devem ser usados única e exclusivamente para pagar despesas da empresa.

Não deixe nada para depois

Nunca deixe as contas para serem pagas no próximo mês. Sempre que receber uma conta, o ideal é quitar a dívida dentro do prazo. Deixar para depois pode significar o aumento dos juros e a quebra da estrutura empresarial.

Um escritório ou um profissional especializado pode simplificar as coisas

Se você não entende nada de contabilidade e quer que seu negócio flua com naturalidade a dica é contratar um profissional especializado no assunto. Escritórios de contabilidade trabalham full time com esse tipo de negócio. Se quer iniciar com segurança, contrate bons profissionais.

Mesmo se você optar por um escritório especializado em contabilidade, participe do processo. O empreendedor de primeira viagem pode quebrar por não acompanhar o processo. Não espere o escritório solicitar documentos e notas. Crie o hábito de repassar periodicamente as informações para que a contabilidade seja feita.

Analise sempre os resultados

A contabilidade tem de ser analisada todos os meses. Não adianta checar a contabilidade de seu negócio em períodos maiores que esse. O ideal é que você lide com as contas do seu empreendimento de forma mensal.

Lance todas as contas

Toda empresa, principalmente um negócio novo, tem muitos gastos. Por isso, prepare-se para o famoso “tapa buracos”, mas com responsabilidade. Ou seja, caso precise utilizar recursos do caixa para pagar alguma outra conta, lance isso no sistema, anote, marque, sinalize. Evitar furos é fundamental para a saúde financeira da empresa.

Simplifique o trabalho

Apesar de ser algo de suma importância na empreitada do primeiro negócio, a contabilidade não deve ser vista como um bicho de sete cabeças. Utilize sempre a simplicidade. Mesmo tendo que lançar todos os movimentos, de entrada e saída, do caixa, tente compreender o seu negócio de maneira ampla, geral. Fazendo a gestão correta de gastos e lucros, o seu negócio vaio andar bem.

Agora que você, empreendedor de primeira viagem, já tem essas dicas básicas sobre contabilidade, é só botar em prática e trilhar o caminho do sucesso. Se você quiser mais informações sobre como empreender de primeira viagem, passeie por nosso blog e entenda como você pode driblar essa crise e seguir o sonho do primeiro negócio!

 

admin

Recent Posts

  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Venda de produtos de beleza: Entenda como funciona

Seja para ganhar um dinheiro extra ou para fazer da atividade a sua ocupação principal, a venda de produtos de…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Como a venda de produtos de beleza pode te ajudar a fazer renda extra

Você tem um salão de beleza, mas anda com faturamento baixo e com receio de não conseguir arcar com todos…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

O crescimento do mercado de beleza para os próximos anos

O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, revela pesquisa realizada pela Euromonitor e…

2 anos ago
  • Dicas
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição

3 negócios para investir pós pandemia

Pensando em empreender pós-pandemia? A venda de cosméticos pode ajudar você a conquistar a independência financeira mesmo após a crise…

2 anos ago
  • Mercado de distribuição

Como escolher o melhor fornecedor de produtos cosméticos para seu negócio

A carreira de distribuidor de cosméticos está diretamente ligada com a qualidade dos itens que você revende. Problemas nessa área…

3 anos ago
  • Produtos capilares

Como está o mercado de cosméticos capilares durante a pandemia

Fato é: o mundo não será mais o mesmo após a pandemia. Mudanças significativas continuam ocorrendo continuamente e afetam as…

3 anos ago