Gerir pedidos de clientes é uma necessidade de qualquer tipo de negócio. Contudo, no que diz respeito à distribuidora de cosméticos, é preciso ressaltar a necessidade de eficiência no atendimento aos pedidos. Afinal, você quer que eles se multipliquem a cada período. Então, para melhorar ainda mais a gestão dos seus negócios, veja as dicas que daremos sobre como gerenciar os pedidos na sua distribuidora de cosméticos com eficiência.
Como aumentar a satisfação dos seus clientes?
Para aumentar cada vez mais a rentabilidade de sua distribuidora de cosméticos, o seu foco deve ser sempre o cliente e você sabe disso. A grande questão é como fazer isso.
A resposta é simples: cumpra o prometido. Essa é uma tarefa fácil? Nem sempre. Para tornar todo esse processo eficiente, é preciso gerenciar seus pedidos com muita organização. Confira as nossas dicas logo abaixo:
Dica 1: Planeje-se
Tenha em mente que o planejamento é a primeira arma para você manter os pedidos de sua distribuidora de cosméticos em ordem. Saber quando você vai fazer qual tarefa é imprescindível para sua administração do tempo, evitando assim, furos nos procedimentos.
Criar uma agenda em que você possa incluir lembretes de períodos de fechamento é muito eficiente. Conte com a ajuda de aplicativos que podem lhe ajudar a controlar essa sua rotina.
Dica 2: Busque softwares para gerir seus pedidos
Há inúmeras formas de organizar os pedidos de seus clientes, seja para vendas a varejo, em salões de beleza ou lojas. Em sua distribuidora de cosméticos, você pode ter, desde uma planilha em Excel, a softwares gratuitos, chegando a aplicativos específicos para sua gestão.
Dependendo do tamanho do seu negócio, até a boa e velha agenda ajuda, mas pense que ela servirá por pouco tempo, especialmente se você estiver em plena expansão. Isso porque, por meio de uma boa gestão de pedidos, sua distribuidora de cosméticos tende a crescer em velocidade acelerada. Os passos do processo de controle de gestão dos pedidos são:
- O que vender;
- Quando vender;
- O que foi vendido;
- Quando pedir ao fornecedor;
- Quando buscar do fornecedor;
- Quando entregar ao cliente;
- Quando voltar ao cliente para vender mais.
A equação é muito simples: entregar o produto certo, na data e hora certas, para o cliente certo. Com um bom software para controle, essa tarefa se torna muito mais fácil de gerir e seus resultados mais eficazes.
Dica 3: Monitore os resultados da sua Distribuidora de cosméticos
A maioria dos softwares de gestão de pedidos emite vários tipos de relatório. A verdade é que um bom monitoramento dos resultados das vendas (e dos pedidos) de sua distribuidora de cosméticos é imprescindível para conhecer as possíveis falhas no processo.
Com a ajuda dos relatórios você garante desde intervenções junto a clientes que tiveram quaisquer problemas, até negociações de maiores pedidos junto aos seus fornecedores, por conta de uma alta repentina na demanda. A partir desse monitoramento, é possível adquirir a expertise para, nas próximas ocorrências, já saber como lidar com todos os casos.
Dica 4: Automatize ao máximo os processos
Imagine sempre ter que preencher intermináveis fichas para controlar seu estoque e seus pedidos. Sabe do que estamos falando? Portanto, se possível, passe a automatizar seus pedidos, incluindo a leitura em código de barras, por exemplo, ou outros recursos que vão deixar seu controle mais rápido e fácil. Isso minimizará erros em processamento de pedidos.
Essas são apenas algumas dicas que vão lhe ajudar a gerir os pedidos de sua distribuidora de cosméticos com eficiência. O que você costuma fazer para controlar essa parte da gestão do seu serviço? Compartilhe suas experiências com a gente!