A margem de lucro é um dos elementos mais importantes para qualquer negócio — inclusive, para a sua distribuidora de cosméticos. Ela é determinante na composição do preço e ajuda a definir quanto a empresa vai gerar acima dos seus gastos, de acordo com as vendas.
Já que é tão relevante, realizar o cálculo incorreto é pode levar o empreendimento à falha. Afinal, sem lucro, não há remuneração e nem a possibilidade de fazer investimentos. Desse modo, é essencial saber como proceder.
Para que não restem dúvidas, você verá informações cruciais para calcular a margem de lucro na distribuição de cosméticos. Confira!
Como fazer o cálculo corretamente?
A referida margem se trata de um número percentual que é obtido a partir de uma relação muito simples: a divisão entre os lucros e a receita. Para calcular a margem de lucro bruto (MLB), a fórmula é:
MLB = [(Receita líquida – Custos operacionais) / Receita líquida] x 100%
Pense em uma distribuidora que fatura R$ 30 mil por mês e que tem um gasto de R$ 20 mil. Nesse caso, o número é dado por:
MLB = [(30 – 20) / 30] x 100%
MLB = 33%
Ou seja, de todo o faturamento, 1/3 corresponde ao lucro obtido pelo negócio de maneira bruta.
No entanto, um erro é considerar esse valor de modo definitivo. O estabelecimento ainda tem outros descontos, como impostos, comissões e demais despesas. Desse jeito, a margem de lucro líquido é calculada assim:
MLL = [(Receita líquida – Custos operacionais – Despesas extras) / Receita líquida] x 100%
Imagine a mesma situação, em que o faturamento é de R$ 30 mil e os custos operacionais, de R$ 20 mil. No entanto, ainda há o pagamento de impostos no total de R$ 5 mil. Nesse caso, o valor é:
MLL = [(30 – 20 – 5) / 30] x 100%
MLL = 17%
Esse número, portanto, corresponde à realidade da distribuição de cosméticos e ajuda a tomar melhores decisões sobre o funcionamento.
Qual é margem de lucro ideal na distribuição de cosméticos?
Cada empresa tem uma necessidade específica quanto à margem utilizada para obter a lucratividade. No entanto, é praxe definir um valor mínimo de 20%, como forma de manter um bom equilíbrio de receitas e disponibilidade de investimentos.
O importante é que a margem não seja muito baixa. Se ela for nula ou mesmo negativa significa que os preços estão baixos demais ou os custos estão elevados. Então, é preciso tomar cuidado a partir do cálculo.
Como aplicar a margem do melhor jeito?
Para utilizar esse indicador a favor da distribuição de cosméticos é essencial entender que o fator que mais influencia a margem são os custos. Afinal, não importa se você vende R$ 1 mil ou R$ 50 mil — se os custos forem altos, a margem é comprometida.
Por isso, é importante fazer um planejamento financeiro para identificar os principais custos e tentar reduzi-los.
Também é essencial contar com um bom fornecedor. Com uma empresa de qualidade, você tem mais previsibilidade e consegue negociar melhor. Isso gera uma redução nos custos operacionais e um aumento na margem.
Além de tudo, é fundamental que a marca apresente boas condições de revenda — o que se consolida, exatamente, com uma margem atrativa. Assim, é possível explorar ao máximo o potencial das vendas.
A margem de lucro é essencial para o sucesso e para a continuidade da distribuição de cosméticos. Com essas indicações, você poderá fazer o cálculo correto e, assim, tomar as melhores decisões.
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