Categories: Dicas

Setor de crescimento: 4 motivos que comprovam o segmento de cosméticos como potencial

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×

Quando o assunto é mercado cosmético, especialistas em negócios e empreendedores do ramo logo afirmam ser um setor de crescimento e um “segmento à prova de crise”.

De fato, o Brasil é o terceiro mercado mundial em beleza, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos. O segmento de cosméticos também foi o que menos sofreu com a crise econômica, recuperando-se rapidamente e voltando a ter projeções positivas.

Mas quais são as evidências do potencial crescimento do setor de cosméticos no Brasil e no mundo? Quais são os aspectos que comprovam que o mercado da beleza é uma ótima oportunidade de negócio? Conheça neste post 4 motivos que comprovam o potencial deste segmento!

1. É tradicionalmente um setor de crescimento no Brasil

“Contra fatos não há argumentos”, este ditado popular cabe muito bem quando falamos sobre o mercado da beleza.

Tradicionalmente, este é o segmento mais forte da economia. O brasileiro destina 2% de seu orçamento à compra de produtos de higiene e beleza. O setor chegou a movimentar US$ 43,5 bilhões em 2014, segundo a Abihpec – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

Depois de 23 anos seguindo inabalável, o mercado da beleza sofreu, então, sua primeira queda nas vendas, de 6,7%, de acordo com dados da Abihpec. No entanto, a recuperação foi rápida, o mercado se readaptou à nova situação econômica do país e voltou a crescer em 2016, trazendo projeções cada vez maiores até pelo menos 2020.

Todos esses dados mantém o setor como um dos mais indicados para novos negócios e investimentos.

2. Aumento no número de estabelecimentos de beleza

Outro aspecto que faz do segmento de cosméticos um setor de crescimento é o aumento no número de salões de beleza e clínicas estéticas.

De acordo com o Sebrae, entre 2010 e 2015 o número de novos salões de beleza e clínicas de estética aumentou 567%, totalizando mais de 482 mil empreendimentos.

O aumento no número de estabelecimentos ligados à beleza consequentemente aquece o segmento de cosméticos, visto que eles são os principais consumidores de produtos cosméticos profissionais.

3. Empoderamento da mulher

É notório que o posicionamento e comportamento das mulheres têm se modificado com o passar dos anos e, cada vez mais, elas se fazem atuantes no mercado de trabalho e se colocam de forma mais contundente na sociedade.

Segundo a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), o número de trabalhadoras com carteira assinada quase dobrou entre 2004 e 2014, quando atingiu 21,4 milhões de mulheres.

Além disso, de acordo com a pesquisa International Business Report (IBR) – Women in Business, realizada pela Grant Thornton, a presença de mulheres em cargos de CEO aumentou de 5% em 2015 para 11% em 2016.

Este empoderamento também influencia o crescimento do mercado da beleza. O aumento do poder aquisitivo da mulher, somado à preocupação com a aparência e a necessidade de adequação, mantêm o mercado cosmético como um setor de crescimento.

4. Adequação às novas tendências e realidades

O mercado da beleza está em constante evolução e a todo momento surgem novos produtos e técnicas que se adequam às novas tendências e realidades, o que mantém o setor sempre aquecido.

Podemos citar como exemplos dessas adaptações a evolução das linhas cosméticas voltadas para o público masculino, cuja procura tem mostrado um crescimento exponencial. Outro exemplo é o desenvolvimento de produtos naturais e orgânicos que acompanham a tendência sustentável em evidência atualmente.

Além disso, o segmento de cosméticos proporciona empreender com baixo investimento inicial, através de modelos de negócio que exigem custos reduzidos. As distribuidoras de produtos de beleza são um bom exemplo disso.

Por fim, podemos afirmar que a combinação da tradição de um segmento forte, comportamento positivo do consumidor e dados e projeções promissoras tornam o segmento dos cosméticos um setor de crescimento potencial e uma excelente oportunidade de empreender.

Convencida de que o mercado da beleza é um setor de crescimento? Restou alguma dúvida? Posta nos comentários!

 

admin

Recent Posts

  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Venda de produtos de beleza: Entenda como funciona

Seja para ganhar um dinheiro extra ou para fazer da atividade a sua ocupação principal, a venda de produtos de…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Como a venda de produtos de beleza pode te ajudar a fazer renda extra

Você tem um salão de beleza, mas anda com faturamento baixo e com receio de não conseguir arcar com todos…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

O crescimento do mercado de beleza para os próximos anos

O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, revela pesquisa realizada pela Euromonitor e…

2 anos ago
  • Dicas
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição

3 negócios para investir pós pandemia

Pensando em empreender pós-pandemia? A venda de cosméticos pode ajudar você a conquistar a independência financeira mesmo após a crise…

2 anos ago
  • Mercado de distribuição

Como escolher o melhor fornecedor de produtos cosméticos para seu negócio

A carreira de distribuidor de cosméticos está diretamente ligada com a qualidade dos itens que você revende. Problemas nessa área…

3 anos ago
  • Produtos capilares

Como está o mercado de cosméticos capilares durante a pandemia

Fato é: o mundo não será mais o mesmo após a pandemia. Mudanças significativas continuam ocorrendo continuamente e afetam as…

3 anos ago