Uma distribuidora de cosméticos pode ser apresentada em diferentes formas e cada uma delas é considerada um modelo de negócio diferente. Conhecer esses modelos é importante para identificar quais características são mais adequadas para seu negócio funcionar e atender às necessidades dos clientes. Pensando nisso, apresentamos no artigo a seguir cinco modelos de negócio para distribuidoras de cosméticos. Confira!
Distribuidora de cosméticos para salões
Especialmente quando se trata da distribuição de produtos capilares, a distribuidora de cosméticos pode investir em atuar de maneira a oferecer os produtos diretamente para os salões. Isso pode acontecer ao limitar os pedidos a uma quantidade mínima, fazendo com que seja mais atrativo para que os salões adquiram os itens da distribuidora.
Também é possível que essa opção entre os modelos de negócio inclua o envio de representantes para os salões de modo a fazer as vendas in loco. Com isso, aumentam as chances de conversão e de sucesso em geral.
Distribuidora de cosméticos para cliente final
Outra opção bastante promissora é a distribuidora voltada para o cliente final. Nesse caso, a venda acontece com ticket médio menor, ou seja, cada compra tende a ter um valor mais barato do que no caso da distribuição voltada para salões.
Esse tipo de modelo de negócio também exige maior cuidado no oferecimento de mix de produtos de maneira mais dinâmica, já que a consumidora final de cosméticos tende a se interessar mais por novidades sazonais.
Distribuidora no estilo atacarejo entre os modelos de negócio
Um dos modelos de negócio mais utilizados, entretanto, consiste na implantação de uma distribuidora no estilo atacarejo. Nesse caso, há venda de produtos tanto para salões e profissionais da área como também para clientes.
Dependendo do negócio, é possível oferecer aos clientes condições de atacado, de modo a estimular o aumento do ticket médio. Dá para ofertar, por exemplo, preço de atacado a cada seis ou 12 produtos comprados, estimulando o consumo na distribuidora. É uma opção também bastante benéfica devido à versatilidade de atuação que oferece.
Distribuidora via e-commerce
Uma distribuidora de cosméticos não precisa ser exclusivamente física para ter sucesso. Com o aumento das vendas online, uma possibilidade inclui adotar o e-commerce como plataforma principal de venda dos itens.
Isso aumenta a abrangência do negócio de maneira importante, já que é possível vender para qualquer parte do país. Apesar disso, é preciso ter cuidado redobrado com a logística para garantir que a distribuição e o envio dos produtos aconteçam de maneira adequada e satisfatória para os clientes.
Distribuidora com atendimento sob demanda
Se a atividade de distribuição de cosméticos vai ser feita, ao menos relativamente, de modo secundário é possível adotar uma atuação sob demanda. Nesse caso, a distribuidora não possui os itens em pronta entrega e, sim, realiza a sua aquisição conforme ocorre a demanda.
Também conhecida como venda sob encomenda, essa é uma forma prática de não precisar se preocupar com estoque e muito utilizada para produtos importados em geral, que é quando os clientes tendem a ter mais paciência para esperar pela compra.
Os modelos de negócio para distribuidoras de cosméticos variam desde a abordagem em relação ao cliente como também a como acontece a venda em si. Assim, o ideal é escolher o modelo que mais se encaixa com sua atuação pretendida para aproveitar os benefícios.
Conhece algum outro modelo que deveria estar na lista? Deixe seu comentário e confira mais dicas no nosso blog!