Categories: Dicas

Retorno sobre investimento: um cálculo que você precisa fazer

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×

Um dos detalhes que necessita de atenção na hora de você investir em um negócio próprio é o chamado retorno sobre investimento. Esse detalhe é tão importante que pode significar o sucesso ou até mesmo o insucesso de seu trabalho.

Pensando nisso, preparamos um texto especial para que você consiga traçar o seu planejamento na hora de investir o seu capital em uma distribuidora de cosméticos. No texto, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o termo retorno sobre investimento. Com essas dicas, você terá um fôlego a mais para traçar o seu planejamento e conseguir tocar o seu negócio sem maiores preocupações. Leia com atenção e entenda a importância de calcular o seu retorno sobre investimento na hora de adentrar no ramo do empreendedorismo.

Mas afinal, o que é retorno sobre investimento?

Para iniciar o texto e te deixar por dentro do assunto, começaremos explicando o que significa efetivamente o retorno sobre investimento. O cálculo chamado de retorno sobre investimento, também conhecido no mundo dos negócios como ROI, da sigla em inglês, “Return On Investment”, é uma técnica que mede os rendimentos obtidos por seu negócio a partir da quantia de recursos investidos inicialmente. Mas como isso pode ficar mais claro?

Na prática, a conta que leva a esse cálculo mostra quanto a sua empresa ganhou ou perdeu em relação ao que investiu no momento de abertura da empresa.

Essa métrica te auxilia para que você possa administrar seus futuros investimentos reduzindo os riscos de falência ou descontrole de gastos. Após realizar esse cálculo e obter os resultados, você conseguirá avaliar de forma matemática como cada tipo de investimento contribui para o seu resultado final. Após medir o ROI, você conseguirá medir qual será o retorno que você vai obter após contratar um novo funcionário, por exemplo. Com o cálculo, você também terá plenas condições de identificar o prazo de retorno de seu investimento, seja ele onde for.

Como calcular o retorno sobre investimento?

Agora que você já sabe o que é o retorno sobre investimento, chegou a hora de identificar como fazer tal cálculo. Vamos lá! O cálculo para medir o retorno sobre investimento é feito assim: você precisa subtrair seu ganho obtido a partir do investimento pelo investimento inicial.

Em seguida, você precisa dividir o resultado pelo investimento inicial. Por exemplo: se o seu negócio faturou R$ 50 e o seu investimento inicial foi de R$ 10, você deve usar a fórmula: 50 – 10 / 10 = 4. Esse valor final significa que você teve um retorno de 4 vezes o valor inicial. Multiplicando o resultado por 100, por exemplo, você chega a conclusão de que o seu retorno sobre investimento foi de 400%.

O que devo incluir no investimento inicial de meu negócio?

O valor de seu investimento inicial deve incluir tudo o que foi gasto, desde o início do de seu projeto empreendedor. Gastos com despesas fixas, como contas de luz, água, alimentação, locomoção, impostos, locações, compra de produtos, enfim, tudo deve entrar na conta. Fique atento, pois esquecer-se de incluir algum desses valores pode modificar toda a sua conta e resultar em um resultado errôneo ao fim do cálculo de seu retorno sobre investimento.

Agora que você já conhece a importância de calcular o seu retorno sobre investimento e, claro, também já aprendeu como calculá-lo, acesse o nosso portal e veja tudo o que a sua distribuidora de cosméticos precisa ter. O seu negócio precisa dos melhores produtos!

 

 

 

admin

Recent Posts

  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Venda de produtos de beleza: Entenda como funciona

Seja para ganhar um dinheiro extra ou para fazer da atividade a sua ocupação principal, a venda de produtos de…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Como a venda de produtos de beleza pode te ajudar a fazer renda extra

Você tem um salão de beleza, mas anda com faturamento baixo e com receio de não conseguir arcar com todos…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

O crescimento do mercado de beleza para os próximos anos

O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, revela pesquisa realizada pela Euromonitor e…

2 anos ago
  • Dicas
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição

3 negócios para investir pós pandemia

Pensando em empreender pós-pandemia? A venda de cosméticos pode ajudar você a conquistar a independência financeira mesmo após a crise…

2 anos ago
  • Mercado de distribuição

Como escolher o melhor fornecedor de produtos cosméticos para seu negócio

A carreira de distribuidor de cosméticos está diretamente ligada com a qualidade dos itens que você revende. Problemas nessa área…

3 anos ago
  • Produtos capilares

Como está o mercado de cosméticos capilares durante a pandemia

Fato é: o mundo não será mais o mesmo após a pandemia. Mudanças significativas continuam ocorrendo continuamente e afetam as…

3 anos ago