Em todo segmento ou ramo do mercado de atuação, uns dos principais pontos de avaliação do negócio são os hábitos de consumo. Esse índice acaba por determinar o que, ou no que o empreendedor deve apostar para impulsionar os seus negócios. A partir dessa avaliação, o empreendedor consegue perceber quais os produtos demandam mais, quais produtos vendem mais e qual a verdadeira necessidade de sua clientela.
No mercado de cabelos, não é diferente. No texto a seguir, veremos alguns pontos de destaque nesse aspecto e tentaremos desvendar quais são os atuais hábitos de consumo no mercado de cabelos.
Confira dicas importantes para você fazer o seu negócio bombar, sempre apostando no produto certo para a sua clientela. Leia com atenção e prepare-se para impulsionar o seu negócio de acordo com os hábitos de consumo de sua clientela!
Mas afinal, o que significa exatamente a expressão “hábitos de consumo”?
Para entender melhor sobre esse assunto, vamos começar falando sobre o que significa a expressão “hábitos de consumo”. Os hábitos de consumo são definidos com informações características de estudo do comportamento do consumidor. Significa, portanto, quando, o porquê, como e onde as pessoas decidem ou não comprar algum tipo de produto ou serviço. Resumindo, os hábitos de consumo são definidos através do comportamento do consumidor perante aos produtos ou serviços que consome.
E no mercado de cabelos? Também há hábitos de consumo?
Todos os anos, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) prepara um estudo que define os hábitos de consumo para o mercado de cabelos no Brasil. A ideia do levantamento é oferecer ás empresas a oportunidade de elas avaliarem os seus lugares no mercado, confrontando o quanto ela obteve de crescimento na comparação com o mercado nacional. A partir desses dados, os empresários do segmento dos cosméticos e produtos capilares conseguem entender onde o consumidor prefere comprar produtos e o que os leva a comprar em determinados canais.
Qual o panorama do mercado de cabelos no Brasil?
Após estudos recentes, ficou definido que o Brasil ocupa atualmente o segundo lugar no mercado global no consumo de produtos para cabelo, com 12% do market share na categoria. Essa colocação fez com que muitos empreendedores apostassem no segmento na hora de abrir o primeiro negócio. Para se ter uma ideia, apenas na categoria “condicionadores”, o país detém 26% do market share do mercado mundial, ou seja, um entre cada quatro condicionadores comercializados no mundo inteiro é vendido no Brasil.
Tratamento é o foco no Brasil
Em pesquisa recente, observou-se um aumento significativo na venda e produção de produtos para cabelos com foco em tratamento. Em um estudo de 2013, revelou-se que os produtos para cabelos danificados representam 37% das vendas do mercado nacional. Portanto, observa-se que apostar no ramo ou no segmento de produtos para tratamentos capilares é uma boa aposta para a sua distribuidora de cosméticos.
Gostou do texto e do panorama que apresentamos sobre os hábitos de consumo para o mercado de cabelos? Navegue em nosso site e conheça os principais produtos para tratamento capilar que estão no mercado!