Categories: DicasDicas e tendências

Qual a importância de ter uma boa margem de lucro?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×

Quem trabalha com comércio certamente já ouviu falar na expressão margem de lucro. Afinal, lucrar é fundamental para quem vende algum produto ou serviço.

Quer entender um pouco mais a respeito da importância de ter uma boa margem de lucro nas suas atividades? Quer saber como calcular adequadamente esse valor? Então, acompanhe este post que explicaremos tudo para você!

O que é a margem de lucro?

Conhecemos como margem de lucro aquela porcentagem que é adicionada aos custos, em sua totalidade, de um produto (ou serviço). Essa soma forma o preço final do produto, ou seja, o valor pelo qual encontramos os produtos no mercado.

É em cima desse valor comercializado que a empresa define a porcentagem do lucro que deseja obter em cima daquela venda. Podemos dizer que a margem de lucro se relaciona com todo o investimento que foi realizado. Sua função é otimizar as vendas, gerando lucros para o negócio.

Qual a importância de ter uma boa margem de lucro?

Sua principal importância está na lucratividade da empresa. É imperativo formar preços finais adequados ao seu negócio, ou seja, que cubram os custos e ainda garantam o acréscimo, que é de grande importância para o sucesso de uma empresa.

É muito importante que os preços finais estejam de acordo com os demais valores de produtos disponíveis no mercado — mas o que queremos dizer com isso? Que os produtos precisam ser comercializados por um preço que o público-alvo esteja disposto a pagar. Não adianta exagerar na margem de lucro, ou os produtos ficarão parados e a lucratividade não acontecerá.

A margem de lucro é um dos principais indicadores de que você está competindo no mercado. Ela também norteará você a respeito de quais serão os produtos mais lucrativos no seu negócio, entregando a possibilidade de maior investimento nesses itens.

Como calcular a margem de lucro?

A margem de lucro é dividida em custos, preço de venda e percentual de lucro. Os custos são os valores referentes ao seu investimento. Por exemplo, na aquisição dos cosméticos que serão vendidos, juntamente com custos de transporte, frete e outros gastos financeiros que possam estar relacionados com essas obtenções.

O preço de venda é o preço justo, que se alinha com os preços do mercado (e que agrada à sua clientela) e que, pelo menos, cobre os custos para que a empresa não acabe no prejuízo. Com atenção a esses pontos, formula-se o preço com o qual o produto vai para o mercado.

O lucro é todo percentual que a empresa ou pessoa recebe em cima de uma venda. Pode ser chamado de retorno e precisa ser positivo, para que o investimento realizado realmente valha a pena.

A margem de lucro varia de acordo com cada setor. Por isso, para calculá-la, é fundamental ter conhecimento do seu mercado e estudar bem a concorrência. Com o preço de venda aceito pelo mercado, você calcula a margem de lucro reduzindo todos os custos fixos e variáveis. Por fim, divida aquele resultado pelo preço das vendas e você conhecerá a sua margem de lucro.

Se o resultado desse cálculo for negativo, é sinal de que os custos precisam ser revistos. Assim, as vendas dos seus negócios trarão mais sucesso para você!

O que achou de conhecer mais sobre o tema? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe outros conteúdos como esse!

 

admin

Recent Posts

  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Venda de produtos de beleza: Entenda como funciona

Seja para ganhar um dinheiro extra ou para fazer da atividade a sua ocupação principal, a venda de produtos de…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Como a venda de produtos de beleza pode te ajudar a fazer renda extra

Você tem um salão de beleza, mas anda com faturamento baixo e com receio de não conseguir arcar com todos…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

O crescimento do mercado de beleza para os próximos anos

O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, revela pesquisa realizada pela Euromonitor e…

2 anos ago
  • Dicas
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição

3 negócios para investir pós pandemia

Pensando em empreender pós-pandemia? A venda de cosméticos pode ajudar você a conquistar a independência financeira mesmo após a crise…

2 anos ago
  • Mercado de distribuição

Como escolher o melhor fornecedor de produtos cosméticos para seu negócio

A carreira de distribuidor de cosméticos está diretamente ligada com a qualidade dos itens que você revende. Problemas nessa área…

3 anos ago
  • Produtos capilares

Como está o mercado de cosméticos capilares durante a pandemia

Fato é: o mundo não será mais o mesmo após a pandemia. Mudanças significativas continuam ocorrendo continuamente e afetam as…

3 anos ago