Quem trabalha com comércio certamente já ouviu falar na expressão margem de lucro. Afinal, lucrar é fundamental para quem vende algum produto ou serviço.
Quer entender um pouco mais a respeito da importância de ter uma boa margem de lucro nas suas atividades? Quer saber como calcular adequadamente esse valor? Então, acompanhe este post que explicaremos tudo para você!
Conhecemos como margem de lucro aquela porcentagem que é adicionada aos custos, em sua totalidade, de um produto (ou serviço). Essa soma forma o preço final do produto, ou seja, o valor pelo qual encontramos os produtos no mercado.
É em cima desse valor comercializado que a empresa define a porcentagem do lucro que deseja obter em cima daquela venda. Podemos dizer que a margem de lucro se relaciona com todo o investimento que foi realizado. Sua função é otimizar as vendas, gerando lucros para o negócio.
Sua principal importância está na lucratividade da empresa. É imperativo formar preços finais adequados ao seu negócio, ou seja, que cubram os custos e ainda garantam o acréscimo, que é de grande importância para o sucesso de uma empresa.
É muito importante que os preços finais estejam de acordo com os demais valores de produtos disponíveis no mercado — mas o que queremos dizer com isso? Que os produtos precisam ser comercializados por um preço que o público-alvo esteja disposto a pagar. Não adianta exagerar na margem de lucro, ou os produtos ficarão parados e a lucratividade não acontecerá.
A margem de lucro é um dos principais indicadores de que você está competindo no mercado. Ela também norteará você a respeito de quais serão os produtos mais lucrativos no seu negócio, entregando a possibilidade de maior investimento nesses itens.
A margem de lucro é dividida em custos, preço de venda e percentual de lucro. Os custos são os valores referentes ao seu investimento. Por exemplo, na aquisição dos cosméticos que serão vendidos, juntamente com custos de transporte, frete e outros gastos financeiros que possam estar relacionados com essas obtenções.
O preço de venda é o preço justo, que se alinha com os preços do mercado (e que agrada à sua clientela) e que, pelo menos, cobre os custos para que a empresa não acabe no prejuízo. Com atenção a esses pontos, formula-se o preço com o qual o produto vai para o mercado.
O lucro é todo percentual que a empresa ou pessoa recebe em cima de uma venda. Pode ser chamado de retorno e precisa ser positivo, para que o investimento realizado realmente valha a pena.
A margem de lucro varia de acordo com cada setor. Por isso, para calculá-la, é fundamental ter conhecimento do seu mercado e estudar bem a concorrência. Com o preço de venda aceito pelo mercado, você calcula a margem de lucro reduzindo todos os custos fixos e variáveis. Por fim, divida aquele resultado pelo preço das vendas e você conhecerá a sua margem de lucro.
Se o resultado desse cálculo for negativo, é sinal de que os custos precisam ser revistos. Assim, as vendas dos seus negócios trarão mais sucesso para você!
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