Você precisa se preparar antes de abrir um negócio para garantir não apenas que seus investimentos sejam feitos da maneira correta, mas também para favorecer as chances de sucesso para o seu empreendimento. Se a intenção é abrir uma distribuidora de cosméticos, conhecer as etapas do plano de negócios é indispensável para ter sucesso nessa etapa. Por isso, veja a seguir o que você deve fazer para ter sucesso nesse sentido.
Definição da atuação da distribuidora de cosméticos
Todo plano de negócios deve começar com uma definição da atuação do empreendimento e com uma distribuidora de cosméticos isso não é diferente. Por isso, é preciso começar definindo como será a atuação da distribuidora.
Se você pretende abrir uma distribuidora de produtos capilares, por exemplo, tem que levar isso em consideração no seu plano de negócios para estabelecer como será sua atuação.
Também é necessário estabelecer a missão da sua distribuidora, os valores que serão aplicados e como o seu negócio se diferencia dos demais.
Realização de uma análise de mercado
Por melhor, mais inovadora ou mais estruturada que seja sua definição de atuação, ainda assim é preciso pensar nas necessidades de mercado. Se não houver demanda para seus produtos, sua distribuidora de cosméticos corre o risco de não decolar.
Por isso, também é preciso realizar uma análise de mercado. Defina o público alvo, conheça quais são as necessidades desse público e analise também a concorrência. Isso vai permitir que você escolha um nicho de atuação com boa demanda e com menos competição de modo a favorecer o sucesso.
Definição de processos e de operação
Feita essa decisão, é hora de estruturar como será o negócio em si. Para isso, é preciso definir os processos e toda a operação em geral. Como será feita a venda de produtos? Qual será a estrutura física necessária? Haverá venda à distância, como o e-commerce?
Também é preciso pensar em fornecedores, cuidados com o estoque, quantidade de funcionários, treinamento e formas de contratação. Com isso, você terá uma ideia tanto dos investimentos necessários como também de como será o funcionamento do negócio.
Análise e planejamento financeiro e de investimentos
Não menos importante estão a análise e o planejamento financeiro. Isso significa que no plano de negócios de uma distribuidora de cosméticos é preciso que estejam presentes quais serão os investimentos necessários para a sua abertura e continuidade, por exemplo.
A definição do capital de giro, o estabelecimento das formas de pagamento e a escolha sobre quais serão os processos para manter o controle financeiro estão entre as etapas necessárias nesse momento.
Além disso, também é preciso planejar como acontecerão os investimentos futuros para a expansão e fortalecimento do negócio. Para planejar, é preciso se basear em projeções do negócio e do mercado.
Criação do plano de marketing
Uma etapa que nem todo empreendedor leva em consideração no plano de negócios é a criação de um plano de marketing. É esse plano que vai permitir que sua distribuidora alcance e atraia novos clientes, assim como fará com que ela obtenha a fidelização desses clientes.
É preciso definir, por exemplo, qual é a segmentação ideal das campanhas e qual a linguagem adequada. Definir os recursos disponíveis para esse setor e determinar objetivos – aumento nas vendas ou de exposição de marca estão entre os mais comuns – também são etapas necessárias.
O plano de negócios de uma distribuidora de cosméticos começa com a definição de atuação do negócio seguida de uma pesquisa de mercado. Em seguida, é preciso fazer o planejamento de operação e processos, realizar o planejamento financeiro e de investimentos e criar um plano de marketing. Com isso, seu negócio está pronto para fazer a cabeça dos clientes e gerar cada vez mais sucesso.
Qual sua maior dificuldade na hora de montar um plano do tipo? Conte para a gente!