Quer começar um novo negócio de vendas? É importante que você avalie todos os riscos e benefícios do negócio, para que não ocorra riscos de seu investimento ser em vão, se metendo em alguma furada. Uma das primeiras coisas que você deve avaliar, ao pensar em começar um novo negócio é analisar se realmente há demanda do mercado que você quer investir em sua região. Hoje vamos mostrar para você como identificar se isto ocorre, para que possa fazer um investimento seguro:
Analise a demanda sobre o produto
Em primeiro lugar, você precisa saber se há uma demanda geral pelo mercado que você quer investir. Isto é imprescindível, principalmente se você estiver optando por produtos novos no mercado, os quais ainda há poucos concorrentes. Muitas vezes acreditamos que há uma demanda por determinadas inovações, mas o público não vê necessidade naquele produto.
Então antes de investir na compra ou na produção de produtos inovadores, é importante fazer, de modo geral, uma pesquisa se realmente seu público-alvo deseja mesmo o que você está disposto a vender.
Faça uma pesquisa para conhecer o mercado que você quer investir
Esta já é uma análise mais fechada, focada na sua região. Muitas empresas fazem serviço de pesquisa de mercado focado em demanda, de forma a analisar se dentro do público-alvo que você escolheu há realmente demanda na sua região. Eles irão definir uma amostra representativa dentro dos padrões da sua cidade (por exemplo, porcentagem de gênero, classe social, faixa etária, grau de escolaridade, etc.), fazer determinadas perguntas relacionadas com o perfil do seu negócio e avaliar se as pessoas se mostram pré-dispostas ou não ao tipo de comércio que pretende realizar, através de dados estatísticos.
O ideal é que você escolha uma empresa séria, idônea e que tenha uma metodologia clara e precisa de pesquisas deste tipo, ou os dados apresentados podem não condizer com a realidade. O resultado pode ser desastroso: o mercado que você quer investir que não tem demanda real ou irá perder a oportunidade de investir em algo que tinha realmente um bom potencial.
Analise concorrentes
Outro ponto que auxilia a avaliar se há demanda pelo mercado em que você quer investir ou não é analisando seus concorrentes: se há uma boa procura pelos produtos deles, se há uma brecha de mercado com poucos concorrentes atendendo esta demanda, ou se as lojas ficam constantemente vazias, ou ainda se há saturação do segmento na região. Por exemplo, pode até haver demanda por lojas de cosméticos na região, mas há uma quantidade enorme de lojas que já abrangem este público, de forma que muitas delas ficam vazias.
Uma solução para esse excesso de lojas pode ser abordar produtos específicos com os quais elas não trabalham. Por isto a importância de analisar seus concorrentes: as vezes o que pode parecer uma porta fechada pode ser uma oportunidade de ouro se você observar as brechas que ficam abertas.
Estas são algumas dicas simples para que você possa observar o mercado que você quer investir e conferir se há demanda pelo o que pretende vender. E logo depois de avaliar o mercado, é hora de elaborar uma estratégia de negócios. Nós falamos sobre isto neste artigo anterior. Leia e aprenda!