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6 dicas para fazer um planejamento financeiro ideal para sua distribuidora de cosméticos

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O planejamento financeiro é fundamental para qualquer empresa. Dele vai depender o sucesso de seu negócio. Para uma distribuidora de cosméticos, o procedimento é idêntico. O planejamento financeiro será primordial para o controle das receitas, despesas e lucros. Veja algumas dicas que vão ajudar a gerir os gastos de sua distribuidora de cosméticos de forma eficaz!

Defina um período para controlar e faça previsões

É importante definir um período para a análise do fluxo de caixa: os últimos seis meses, o trimestre passado, o ultimo ano. Recomenda-se também planejar os gastos em todas as etapas por que passam os produtos: compra, venda/entrega, estoque, perda. Estabeleça um valor de custo para cada uma dessas etapas.

Aprenda a fazer previsões, estimando-se no potencial da distribuidora de cosméticos, nas ofertas que oferece e na demanda que procura suprir. Valores aproximados são úteis, ainda que não sejam exatos – em todo planejamento financeiro, deve-se considerar a margem de gastos e lucros.

Estabeleça o melhor preço

Quando se negocia com produtos de beleza, é necessário conscientizar-se da grande concorrência que o segmento oferece. Há uma variedade de produtos, de diferentes marcas, e a contínua fabricação de novos produtos, de lançamentos que sempre prometem alguma vantagem em relação aos outros. Se a demanda é alta, a concorrência também é elevada – é importante estipular valores equilibrados que garantam seu lucro e agradem à clientela.

O preço deve comportar todos os gastos de sua distribuidora de cosméticos e a expectativa de lucro, garantindo que a empresa tenha possibilidades de continuar se mantendo e crescendo.

Negocie com os fornecedores e seja pontual

Negocie prazos e opções de pagamento com seus fornecedores. Se trabalhar diretamente com a fábrica, poderá obter mais benefícios e vantagens, como maiores descontos, formas adicionais de pagamento, melhores prazos. Procure quitar suas dívidas, pagar as contas em dia e manter uma boa imagem para seus fornecedores.

Evite deixar o caixa vazio

É importante que sua distribuidora de cosméticos tenha sempre dinheiro no caixa. Ofereça facilidades de pagamento aos clientes, mas crie também estratégias para vender mais, receber pagamentos à vista e adiantamentos (descontos e promoções). Mantenha sempre um fundo de reserva para eventuais necessidades e emergências – é uma forma de evitar empréstimos, aumentando o saldo devedor.

Seja cuidadoso ao fazer empréstimos

No caso de precisar fazer empréstimos, seja cuidadoso. Pesquise as melhores instituições e opte pela melhor taxa de juros. Dentro do possível, evite os empréstimos, para não colocar sua distribuidora de cosméticos em risco financeiro.

Faça bom uso da durabilidade dos produtos

Uma grande vantagem em trabalhar com cosméticos é o prazo de validade dos produtos. Ao contrário de alimentos, os cosméticos suportam período muito maior de estocagem, se respeitadas as devidas condições. Saiba usar isso a seu favor.  Se mantiver, por muito tempo, produtos armazenados, faça promoções para liberar espaço, sem sofrer prejuízos (considerando o preço de compra da mercadoria) e, ao mesmo tempo, agradando ao cliente, com um produto em bom estado de uso e valor acessível.

O planejamento financeiro envolve uma série de cuidados e previsões que vão fazer toda a diferença para o êxito de seu negócio! Quais critérios estabelece para o planejamento financeiro da sua distribuidora de cosméticos? Você tem obtido sucesso com eles? Comente! Compartilhe seus conhecimentos e aprenda mais!

 

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