Empreender se tornou o grande objetivo de 8 entre 10 trabalhadores do Brasil. A oportunidade de tocar o seu próprio negócio, sem patrões, e com autonomia para definir metas e alçar lucros faz com que muitas pessoas optem por deixar o mercado de trabalho para apostar no empreendedorismo. Na hora de escolher qual negócio tocar, porém, o empreendedor, principalmente o de primeira viagem, pode ter muitas dúvidas. Uma delas é: onde é melhor para empreender, na loja física ou virtual?
No texto a seguir você verá uma lista básica, com vantagens e desvantagens de cada opção, para que você possa escolher o seu tipo de empreendimento com maior segurança e tranquilidade.
Uma complementa a outra
É inegável o crescimento do comércio eletrônico, o chamado e-commerce, tanto no Brasil quanto no mundo. Hoje em dia, quase que 100% de todas as empresas possuem um ambiente on-line para que possam negociar seus produtos ou serviços. É inegável também que uma loja on-line tem bem menos custos do que uma loja física, porém, com as barreiras do mundo real e virtual cada vez menores, as lojas físicas e virtuais podem, e em certos casos devem, coexistir e se complementar. Principalmente quando se trata de produto, afinal, acho que é claro para todos que, apesar da facilidade do on-line, nada substitui a experiência de tocar, experimentar, sentir o produto “ao vivo”.
Horários e custos melhores para empreender
Sem dúvida nenhuma, quando o assunto é o horário de atendimento o melhor para empreender é o ambiente virtual. Afinal, as lojas on-line podem funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem interrupções. Nesse caso, os clientes podem, simplesmente, acessar a internet e comprar. Basta que o seu servidor seja de qualidade para que seu site funcione.
Ao falar de custos, derrubaremos o primeiro dos grandes mitos referentes ao comércio virtual: ao contrário do que se pensa, investir numa loja virtual pode ter o custo equivalente ao de uma loja física. Enquanto que na loja física você precisar pagar aluguel do espaço, do ponto, etc, na loja virtual, você precisa pagar a hospedagem e o domínio do site. Enquanto na loja física você precisa pagar um designer de interiores, um arquiteto, vitrinista, pintor, entre outros profissionais, na virtual, você precisará bancar uma agência de programadores, web designers, social medias, entre outros. Em um detalhe o ambiente virtual leva vantagem: dependendo do tamanho de seu negócio, você não precisará de funcionários. Em uma loja física, por exemplo, você dificilmente não precisará de alguém para lhe ajudar.
Abrangência
Na loja física você depende da pessoa passar ali, naquela rua, naquele local onde você possui o seu ponto. Na loja virtual, não. A sua abrangência de público e o alcance de seu produto é muito maior. Você pode, por exemplo, vender o seu produto para fora da cidade, do estado, do País. Enquanto que na loja física você dependerá das pessoas que moram, passam ou frequentam a região da sua loja. Aí você questiona: mas aí, o frete do produto geraria mais um custo? Não, normalmente, com o aumento do e-commerce, o preço dos fretes diminuiu muito. Um valor que você consegue inserir no preço do produto, sem que o cliente final perceba.
Disposição de produtos
Assim como na loja física, a loja virtual também depende de um detalhe para o sucesso: a disposição de produtos. Assim como a loja, o site também precisa ser limpo, claro, com um ambiente agradável, com produtos bem expostos, para poder vender bem. Assim como na loja física, no ambiente virtual, o cliente também precisa se sentir bem atendido para comprar! Uma diagramação suja, com um layout escuro e difícil de navegar, com certeza reduzirá as chances dos clientes comprarem contigo.
Contato humano é melhor para empreender?
É certo e sabido que a internet encurtou as distâncias. Porém, muitos especialistas dizem que apesar da realidade virtual, nada substitui o contato humano. O atendimento prestado presencialmente pode ser o diferencial, e uma das vantagens, de se apostar em uma loja física. Para reduzir essa diferença de vantagem, muitas lojas do ambiente virtual vêm apostando em relacionamento com cliente. Via e-mail, bate-papo ou conferências, muitas lojas andam encurtando essa distância no mundo virtual.
E a comunicação, é importante?
Assim como a loja física precisa de propaganda, comunicação, a loja virtual também precisa. Apostar em anúncios, redes sociais, parcerias com outros sites e influenciadores é uma saída. Hoje em dia, muitas empresas apostam no marketing digital para fazer com que a sua loja virtual ganhe destaque em ferramentas de busca, como o Google, por exemplo.
Gostou de saber as vantagens e desvantagens de se empreender em um ambiente virtual ou físico? Já deu para definir qual é a opção melhor para empreender? Navegue em nosso blog e veja outras dicas interessantes sobre e-commerce!