Categories: Dicas

Margem de lucro ou faturamento? Qual é a diferença?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×

Para abrir um novo negócio a fim de garantir independência financeira, é importante que os gestores tenham consciência sobre questões básicas, porém estratégicas, da área financeira. Elas orientarão ações estratégicas importantes que poderão contribuir para o crescimento da sua distribuidora de cosméticos.

Um dos pontos importantes ao empreender é saber diferenciar conceitos fundamentais como margem de lucro e faturamento. Você sabe o que é cada um deles? Continue lendo e tire suas dúvidas sobre o assunto.

O que é faturamento?

Antes de explicar o que é margem de lucro, você precisa entender o que é o faturamento. Ele também pode ser conhecido por receita bruta. Ela diz respeito a todas as receitas arrecadadas pelo seu empreendimento, seja vendendo os produtos para o cliente final ou para terceiros.

Sua importância deve-se ao fato de que, ao prestar contas para a Receita Federal, se tem como base esses dados, servindo para o cálculo de PIS, COFINS e ICMS, por exemplo.

Se, por exemplo, sua empresa vendeu R$ 15.000 naquele mês, sem qualquer tipo de dedução, esse é o valor final de faturamento a ser registrado no livro contábil.

O que é margem de lucro?

Já a margem de lucro diz respeito aos ganhos que restam após o pagamento dos custos do negócio, representando o que de fato é ganho para o negócio. O lucro pode ser dividido entre bruto e líquido. O primeiro pode ser calculado por meio da subtração dos custos variáveis do negócio do faturamento.

Já o lucro líquido, aquele que de fato chega no caixa da empresa, diz respeito à subtração não só dos custos variáveis, mas também daqueles fixos, do valor total de faturamento. É o valor líquido disponível após a retirada do valor responsável por todos os custos, sejam eles com fornecedores, folha de pagamento de funcionários, contas de infraestrutura (água, luz, telefone, internet), entre outros.

A margem de lucro, portanto, representa os valores disponíveis para uso após o faturamento total.

Quais as diferenças entre eles?

É importante, principalmente, compreender quais são as diferenças entre margem de lucro e faturamento, de forma clara, para que não confunda os conceitos e aplique estratégias erradas para a melhoria desses números.

Isso porque há um cálculo de indicadores de lucratividade, bastante utilizado para avaliação da atual situação da empresa, a fim de monitorar se os resultados estão sendo satisfatórios ou não e, assim, corrigir o que é possível para estimular o crescimento do seu negócio.

A principal diferença entre margem de lucro e faturamento fica fácil perceber por meio do resumo desses dois conceitos. O faturamento é a soma de todos os valores recebidos dos clientes. Já o lucro diz respeito a soma do valor descontando-se os custos e gastos que a companhia tem, restando apenas aquilo que, de fato, ela pode usufruir no final.

Assim, você pode mensurar o valor total de vendas por meio do faturamento, mas, ao mesmo tempo, avaliar os custos que a empresa está tendo em seu funcionamento. Ao encontrar um equilíbrio entre essas duas cifras, você pode encontrar formas de diminuir gastos internos e potencializar o rendimento total, melhorando a margem de lucro e gerando um melhor controle financeiro.

Quer mais dicas de como melhorar os índices financeiros do seu negócio ao empreender? Continue lendo nosso blog e acompanhe nossas dicas.

admin

Recent Posts

  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Venda de produtos de beleza: Entenda como funciona

Seja para ganhar um dinheiro extra ou para fazer da atividade a sua ocupação principal, a venda de produtos de…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Como a venda de produtos de beleza pode te ajudar a fazer renda extra

Você tem um salão de beleza, mas anda com faturamento baixo e com receio de não conseguir arcar com todos…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

O crescimento do mercado de beleza para os próximos anos

O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, revela pesquisa realizada pela Euromonitor e…

2 anos ago
  • Dicas
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição

3 negócios para investir pós pandemia

Pensando em empreender pós-pandemia? A venda de cosméticos pode ajudar você a conquistar a independência financeira mesmo após a crise…

2 anos ago
  • Mercado de distribuição

Como escolher o melhor fornecedor de produtos cosméticos para seu negócio

A carreira de distribuidor de cosméticos está diretamente ligada com a qualidade dos itens que você revende. Problemas nessa área…

3 anos ago
  • Produtos capilares

Como está o mercado de cosméticos capilares durante a pandemia

Fato é: o mundo não será mais o mesmo após a pandemia. Mudanças significativas continuam ocorrendo continuamente e afetam as…

3 anos ago