Categories: DicasDicas e tendências

Investimento seguro: como identificar um?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×

Conseguir uma renda extra, tirar projetos de vida do papel ou mesmo mudar de emprego/área de atuação são passos que devem ser tomados com cuidado, pois, normalmente, requerem um aporte de recursos. É natural não saber por onde começar. Por isso, vale a pena pesquisar e se informar um pouco mais sobre o assunto antes de realmente investir.

Você sabe como identificar um investimento seguro? Neste post daremos algumas boas dicas, que serão importantes para que você descubra se aquela “saída” que encontrou é realmente um investimento que vale a pena e que atende aos seus objetivos. Confira!

Conheça as regras básicas

É preciso entender bem os caminhos que você pode seguir antes de escolher um investimento. Por isso, primeiramente, informe-se a respeito do quanto você precisará investir efetivamente para começar o novo negócio. Algumas opções de empreendimento podem ser mais viáveis que outras, ou seja, o valor inicial pode ser mais acessível e ficar dentro do seu orçamento.

É preciso ter cuidado para não “meter os pés pelas mãos” e investir mais alto do que você pode, sem conhecer direito o caminho escolhido.

Informe-se a respeito do retorno em curto, médio e longo prazo

Garantir o retorno é um dos pontos principais de quem busca um investimento seguro. É preciso conhecer as previsões de retorno e, além disso, verificar se elas estão alinhadas com as suas metas.

Uma boa orientação é responder algumas dessas perguntas: quais são os riscos de investir nesse novo negócio? Quais seriam as possibilidades de rendimento? Como ele acontecerá? Em quanto tempo? Quais os valores mínimos e máximos envolvidos?

Se você precisa de retorno imediato, não faz sentido investir em um projeto cujo rendimento só virá daqui a um ano, por exemplo. Com os objetivos alinhados, você encontrará soluções mais seguras para você.

Tenha cuidado com os tributos e com a inflação

Os investidores iniciantes podem cometer o erro bastante comum de desconsiderar a inflação, especialmente ao calcular o retorno sobre o investimento. A fim de que o dinheiro no bolso não acabe com o tempo e você perca poder de compra, é preciso estar atento a ela. Portanto, inclua a inflação nos seus cálculos.

Não se esqueça também de avaliar os tributos. Alguns investimentos estão sujeitos à tributações obrigatórias que podem diminuir o rendimento final que espera obter.

Estude e conheça muito bem o mercado

Se o seu investimento não é uma aplicação, mas sim um novo negócio, saiba que esse sempre é um desafio. Por isso, é válido ter o máximo de conhecimento possível sobre a área de atuação e o mercado em que adentrará. Busque informações a respeito da demanda, do público-alvo e, principalmente, da estabilidade do negócio em tempos de crise.

A crise financeira atingiu o Brasil nos últimos anos e alguns mercados e setores ficaram muito prejudicados. O ideal é você escolher as opções que tiveram crescimento mesmo nesse período ou que, pelo menos, continuaram estáveis, como o setor de cosméticos.

Com atenção a esses simples passos será mais fácil identificar um investimento seguro e você estará mais distante de problemas e eventuais prejuízos.

O que achou desse post? Foi útil para você? Então, que tal curtir a nossa página no Facebook? Lá você poderá acompanhar outros conteúdos relevantes como esse!

admin

Recent Posts

  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Venda de produtos de beleza: Entenda como funciona

Seja para ganhar um dinheiro extra ou para fazer da atividade a sua ocupação principal, a venda de produtos de…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Como a venda de produtos de beleza pode te ajudar a fazer renda extra

Você tem um salão de beleza, mas anda com faturamento baixo e com receio de não conseguir arcar com todos…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

O crescimento do mercado de beleza para os próximos anos

O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, revela pesquisa realizada pela Euromonitor e…

2 anos ago
  • Dicas
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição

3 negócios para investir pós pandemia

Pensando em empreender pós-pandemia? A venda de cosméticos pode ajudar você a conquistar a independência financeira mesmo após a crise…

2 anos ago
  • Mercado de distribuição

Como escolher o melhor fornecedor de produtos cosméticos para seu negócio

A carreira de distribuidor de cosméticos está diretamente ligada com a qualidade dos itens que você revende. Problemas nessa área…

3 anos ago
  • Produtos capilares

Como está o mercado de cosméticos capilares durante a pandemia

Fato é: o mundo não será mais o mesmo após a pandemia. Mudanças significativas continuam ocorrendo continuamente e afetam as…

3 anos ago