Categories: DicasMercado de distribuição

Distribuição de cosméticos: como treinar seu time de representantes para alavancar as vendas

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×

Montar um time forte de representantes que atuam com a distribuição de cosméticos requer bastante empenho dos gestores. Isso porque, além das habilidades de vendas, os profissionais precisam conhecer o mercado e as principais necessidades do público. Com uma preparação adequada, as oportunidades para alavancar as vendas serão bem maiores.

Apesar da importância desse suporte para o sucesso da operação, muitos gestores encontram dificuldades para treinar o seu time de representantes. Falta de tempo e de estrutura são alguns dos empecilhos que os gerentes encontram. Mas, é possível, sim, melhorar a distribuição de cosméticos adotando treinamentos em grupo e até formações individuais. 

Na sequência deste artigo, reunimos algumas dicas de como preparar seus representantes para alavancar as vendas da sua operação. Não perca!

Defina quais temas são importantes para o seu time

O primeiro passo para aplicar treinamentos estratégicos com os profissionais responsáveis pela distribuição de cosméticos da sua marca tem a ver com a escolha dos temas que ajudarão no processo de evolução e aprendizado dos representantes.

Assuntos que são relevantes para uma equipe que representa uma marca de roupas não são necessariamente importantes para quem distribui cosméticos. Por isso, é necessário analisar as peculiaridades do mercado e definir quais conteúdos não podem faltar nos treinamentos.

Por exemplo, para a distribuição de cosméticos capilares, formações voltadas para a abordagem dos salões de beleza, workshops sobre os produtos mais vendidos, como coloração e botox, e dicas de como alavancar as vendas em estabelecimentos de bairro podem ser ótimos assuntos para trabalhar com a sua equipe.

Monte treinamentos focados na distribuição de cosméticos

Cada produto requer habilidades específicas dos representantes, por isso, todo o planejamento das formações deve levar em conta o mercado de distribuição de cosméticos. Se possível, é interessante ambientar os colaboradores, promovendo o treinamento em um salão de beleza parceiro. Assim, caso seja preciso exemplificar algo da rotina dos estabelecimentos, os gestores já terão um cenário completo para isso.

Outra dica é contar com especialistas do setor na formação. Esses convidados podem apresentar informações técnicas dos produtos e também dar dicas de como aplicá-los de forma correta e segura. Quanto mais preparados os representantes estiverem, melhores serão os resultados da distribuição de cosméticos. Por isso, esse é um investimento que vale muito a pena. 

Verifique quais são as necessidades específicas de cada membro da sua equipe

Um time forte geralmente conta com profissionais com habilidades variadas. Há pessoas que se dão muito bem na prospecção, enquanto outras são ótimas em negociar. Sendo assim, um desafio dos gestores que atuam com a distribuição de cosméticos é identificar os pontos fortes e fracos da equipe.

Se um profissional precisa melhorar o seu poder de argumentação, por exemplo, a marca pode disponibilizar o acesso a cursos online que têm como foco esse tema. Nem sempre é preciso recorrer a uma formação. Dependendo do caso, o treinamento pode ser feito internamente com a troca de conhecimentos e experiências entre os membros da equipe. 

Apresentamos no artigo de hoje dicas de como treinar seu time de representantes para ele alcançar o sucesso na distribuição de cosméticos. Para não perder nenhuma novidade do setor, acompanhe as próximas postagens do nosso blog.

admin

Recent Posts

  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Venda de produtos de beleza: Entenda como funciona

Seja para ganhar um dinheiro extra ou para fazer da atividade a sua ocupação principal, a venda de produtos de…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Como a venda de produtos de beleza pode te ajudar a fazer renda extra

Você tem um salão de beleza, mas anda com faturamento baixo e com receio de não conseguir arcar com todos…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

O crescimento do mercado de beleza para os próximos anos

O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, revela pesquisa realizada pela Euromonitor e…

2 anos ago
  • Dicas
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição

3 negócios para investir pós pandemia

Pensando em empreender pós-pandemia? A venda de cosméticos pode ajudar você a conquistar a independência financeira mesmo após a crise…

2 anos ago
  • Mercado de distribuição

Como escolher o melhor fornecedor de produtos cosméticos para seu negócio

A carreira de distribuidor de cosméticos está diretamente ligada com a qualidade dos itens que você revende. Problemas nessa área…

3 anos ago
  • Produtos capilares

Como está o mercado de cosméticos capilares durante a pandemia

Fato é: o mundo não será mais o mesmo após a pandemia. Mudanças significativas continuam ocorrendo continuamente e afetam as…

3 anos ago