O mercado de cabelos é conhecido por enfrentar de forma sólida as oscilações da economia. Esse setor é responsável por manter o negócio dos produtos femininos em alta, uma vez que as quedas nas vendas são quase imperceptíveis mesmo em época de crise.
O cabelo é a imagem de marca de qualquer mulher. Mesmo com reduções no orçamento mensal, é difícil passar sem um shampoo de qualidade, um condicionador adequado e um creme de hidratação apropriado. Mais ainda: você já imaginou uma mulher se apresentando no local de trabalho com o cabelo desalinhado e com sinais de precisar de retoques profundos na tintura? Claro que não! O público feminino gosta de se cuidar e por isso o mercado de cabelos é sempre uma boa aposta na hora de investir.
A consumidora economiza em época de crise e utiliza o seu dinheiro de forma mais assertiva
É utópico pensar que o mercado de cabelos não sente de forma alguma o momento complicado que a economia do país atravessa. No entanto, é muito importante saber analisar o que de fato mudou.
As clientes alteraram os seus hábitos? A frequência de ida ao salão diminuiu? Quando vão ao salão, as mulheres direcionam e especificam os cuidados aos quais dão prioridade? Quais são as preocupações mais básicas das consumidoras e quais itens elas não prescindem? Se você, como investidor e responsável do negócio, aplicar os seus esforços no sentido de se adaptar à crise, os seus problemas serão, com certeza, diminuídos.
Fidelização deve ser a palavra de ordem! Não se deixe vencer pelas vozes da mídia e pare de pensar na crise. O mercado de cabelos oferece possibilidades infinitas, mas é necessário estar atento e trabalhar de forma certeira. Saiba profundamente o que é realmente útil para as suas clientes, atenda-as de forma irrepreensível e os resultados serão sempre positivos!
Reduzir as margens de lucro é uma solução para vencer no mercado dos cabelos
Em momentos de crise, é importante cuidar para que o cliente não se afaste do negócio. Muitos empreendedores acabam colocando as oscilações da inflação no preço final do seu produto e isso pode constituir um erro grosseiro. Ao verificar que o vendedor não está disposto a fazer esforços para auxiliá-la, a consumidora rapidamente procura um serviço com preço mais acessível e sem perda de qualidade. A solução é absorver um pouco o efeito da desvalorização do real em relação ao dólar e manter um giro considerável. O importante é não perder clientes. Não desmotive: é apenas uma fase.
Atenda de forma personalizada e mostre ao cliente o valor agregado do seu serviço
Se você oferecia apenas um produto, por exemplo, ofereça também consultoria pelo mesmo valor. Esse é um exemplo de um incremento sem custos adicionais e que pode valorizar o seu atendimento. Seja criativo!
A crise é real e todos os setores são afetados. No entanto, tenha em mente que o mercado de cabelos é o setor que menos se recente com a quebra da economia e isso é uma verdadeira oportunidade para você que quer empreender!
Alguma dúvida sobre o consumo no mercado de cabelos na crise? Deixe o seu comentário!