O sucesso de um novo negócio está ligado a uma série de fatores complexos que podem fazer com que ideias simples possam ir a frente ou então fazer com que ideias incríveis e complexas acabem não indo a frente. O problema é que muitos empresários investem tempo e recursos intensamente em suas novas empreitadas e acabam esquecendo-se destes fatores que interferem em seu sucesso ou não. Se você está começando seu novo negócio, veja 5 fatores que podem influenciar no sucesso dele e saiba como evitar que seu empreendimento fracasse logo no seu início:
1. Não buscar novas ideias para o sucesso de um novo negócio
Mesmo que seu negócio seja algo novo e surpreendente, é preciso sempre estar em busca de inovações que possam aprimorar ainda mais seu empreendimento. Contar apenas com a proposta inicial pode fazer com que as coisas não sejam tão bem sucedidas quanto o esperado. A chave para o sucesso de um novo negócio é sempre estar renovando de alguma forma a ideia inicial. As vezes algumas coisas pequenas já são o suficiente. Por exemplo, uma decoração nova, a inserção de um novo produto, entre diversos outros exemplos são aplicáveis neste caso.
2. Achar que não é preciso se atualizar mais após abrir o novo negócio
Outro ponto importante para o sucesso de um novo negócio é que você, gestor e empreendedor esteja sempre atualizado sobre as diversas práticas de gestão, administração e também dentro do setor em que está inserido. Por exemplo, se você trabalha com vendas, é ideal que faça cursos, leia artigos, busque pesquisas, assista palestras, frequente workshops que auxiliem você a entender as novas dinâmicas do mercado neste quesito e como potencializar as suas vendas.
Se você ficar estagnado, achando que já possui todo o conhecimento do mundo sobre o que está fazendo, poderá acabar ficando para trás e sendo superado pelos concorrentes.
3. Ignorar a necessidade de pesquisa sobre a área que precisa empreender
Muitos empresários decidem abrir um novo negócio porque sentem que há uma brecha, uma demanda que eles acreditam que há no mercado ou que estão fazendo algo que será atrativo para o público alvo x de determinada região. Mas no final, não fazem qualquer pesquisa para saber se o seu sentimento é corroborado na prática.
O que pode acontecer é que efetivamente não há aquela demanda, ou o negócio não está voltado para o público alvo estabelecido, ou a região não precisava daquele novo negócio. Se você quer garantir o sucesso de um novo negócio, busque fazer pesquisas para saber como de fato atender os anseios do seu futuro consumidor com seu empreendimento.
4. Não montar uma equipe obstinada a alcançar o sucesso de um novo negócio
A equipe que irá trabalhar com você é parte integrante e fundamental para garantir o sucesso de um novo negócio. Pense que para que o empreendimento se estruture, é preciso uma base sólida que o edifique. Isso só acontece se a sua equipe for coesa, integrada, unida, determinada e competente para criar e manter esta base. Principalmente no momento inicial, que é o mais delicado da existência do negócio, é preciso que você tenha uma equipe incrível ao seu lado.
5. Não buscar profissionais especializados nas áreas que você não domina
Um erro que pode acabar com o sucesso do seu negócio é a relutância de delegar determinadas funções que você não domina para outros funcionários especializados. Por exemplo, se você não domina contabilidade, é importante que você passe essa função para um contador experiente. Isso porque se você mantiver isso consigo, poderá cometer erros que, para o momento inicial do empreendimento, podem custar bem caro.
Você já teve problema com algum desses fatores que elencamos acima? Quais dificuldades seu novo negócio enfrenta para chegar ao seu sucesso? Conte sua experiência para nós nos comentários. E veja também como descobrir se a sua ideia de negócio de fato tem demanda na sua região.