Já vimos que empreender no ramo de distribuição de produtos para cabelos exige um estudo prévio sobre os produtos, o mercado e sobre a concorrência para evitar que a empreitada termine antes mesmo de você conseguir respirar com seu próprio negócio. Para isso, é fundamental que o empreendedor esteja por absolutamente por dentro do mercado brasileiro de produtos para cabelos.
No texto abaixo, veremos alguns dos principais pontos que você deve saber sobre o mercado brasileiro de produtos para cabelos. São dicas importantes que podem lhe dar garantias para que você conheça realmente o seu segmento e evite possíveis e desnecessárias perdas, principalmente no início de seu negócio.
Segmentos dentro do segmento de produtos para cabelos
Segundo estudos recentes, o mercado brasileiro de produtos para cabelos atualmente é subdividido em quatro distintas categorias: Tratamento, Transformação, Coloração e Finalizadores. Mas o que são cada uma dessas subdivisões?
- Tratamento: é o que engloba xampus, condicionadores, máscaras e óleos;
- Transformação: reúne os produtos utilizados para alisamento e permanentes;
- Coloração: as tinturas e tonalizantes ganham destaque;
- Finalizadores: aqui estão os sprays, mousses e gel.
O mercado brasileiro de produtos para cabelos e a preferência dos clientes
Por se tratar de um mercado muito dinâmico, o mercado brasileiro de produtos para cabelos é também bastante variado. Buscando a evolução, novas empresas, novos fabricantes e novos produtos costumam aparecer e desaparecer do mercado com muita agilidade. Porém, o cliente brasileiro também é muito fiel. Uma pesquisa recente demonstra que 31% dos consumidores brasileiros de produtos para cabelos costumam ser fiéis à determinada marca. Portanto, mesmo com a evolução do mercado e de seus produtos, esteja atento ao lançamento de novos produtos, já que sempre haverá um produto equivalente, no caso da saída de alguma marca do mercado.
Quanto o setor movimenta?
Segundo pesquisa da ABIHPEC, em 2014, o mercado brasileiro de produtos para cabelos movimentou R$ 101,7 bilhões naquele ano. Segundo o próprio estudo, a indústria brasileira de cosméticos representava, lá em 2014, mais de 1,8% do PIB nacional. O país é considerado ainda o terceiro maior mercado consumidor de cosméticos e produtos ligados à beleza em todo o mundo.
Qual a categoria que mais cresce?
A categoria Transformação, com produtos utilizados alisamento e permanentes, corresponde a 11% do total do mercado brasileiro de produtos para cabelos. Com isso, essa é a subdivisão de categoria que mais cresce no segmento. Segundo especialistas, a alta se deve ao perfil de cabelo do brasileiro (cacheado, crespo e encaracolado), além da influência da moda e da praticidade.
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