Categories: Dicas

Como utilizar a técnica rapport para fidelizar seus clientes?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×

Você sabe o que é a técnica rapport e a importância dela para o bom relacionamento com clientes? Não? Ainda é tempo de aprender. Neste artigo vamos explicar o significado e como utilizar a técnica rapport para fidelizar seus clientes.

Aplicar esta técnica pode fazer com que o seu consumidor confie mais em você, no seu produto ou serviço e, consequentemente, na sua empresa. Confira abaixo!

O que significa rapport?

A palavra é de origem francesa e ainda não existe uma equivalência para ela no português. Possui alguns significados, como, por exemplo: conexão, relação ou, ainda, a frase “trazer de volta”.

Estas pistas já dizem bastante sobre a ligação entre a técnica e a fidelização de clientes, certo?

Sim. A técnica rapport para fidelizar seus clientes está ligada ao ato de estabelecer confiança e cooperação ou, ainda, harmonia. Ele ocorre quando você tem aquela sensação de empatia com o cliente, quando a tensão interpessoal é diminuída e o consumidor fica mais à vontade para revelar quais são as suas necessidades, desejos, sonhos — e até seus medos.

Por que aplicar a técnica?

Esta atmosfera de confiança é fundamental para as vendas obterem mais sucesso. Tentar vender algo sem criar alguma relação com o cliente pode não só dificultar, mas, até mesmo, impossibilitar a venda. Isso porque o cérebro processa de uma forma diferente a informação que recebe.

O cliente vai pensar: “este só quer vender, não se importa com as minhas necessidades”, e isso causa desânimo e outros sentimentos negativos que são direcionados aos produtos e à sua empresa.

A técnica rapport para fidelizar seus clientes é eficaz pois, quando o cliente se sente mais acolhido, se entende também mais importante para a empresa, o que aumenta as chances de que ele retorne. O método é útil para desenvolver as vendas a longo prazo.

Quais são os elementos fundamentais do rapport?

O processo tem alguns fundamentos que devem ser aplicados. Primeiramente, está o contato visual, é através dele que você irá atrair o cliente. Depois dele vêm também a expressão facial e a postura corporal, esteja aberto para recebê-lo.

Também mantenha-se atento à sua comunicação verbal e não-verbal (neste caso, os gestos), o tom de voz que utiliza, as palavras que escolhe.

E como utilizar a técnica rapport para fidelizar seus clientes?

Uma das técnicas mais conhecidas de rapport para ser aplicada é o espelhamento. Você pode espelhar os movimentos ou principais elementos da linguagem do cliente, analisando postura, gestos e expressões. Sim, imite o seu cliente!

Por exemplo, iguale o seu tom de voz ao dele. Observe se ele fala alto ou baixo, rápido ou devagar, e tente seguir este ritmo com seu discurso. Se a pessoa fala gesticulando demais ou movimentando os braços, quando a fala estiver com você tente reproduzir estes movimentos.

Você pode até seguir o ritmo de respiração de uma pessoa! Este, na verdade, é o mais forte de todos: se conseguir realizar tal ação, metade da venda estará concluída.

Mas muito cuidado! É preciso ser discreto e sutil, para não irritar a outra pessoa. Tudo deve parecer involuntário, seu cliente não deve perceber ou pensar que você o está imitando para implicar com ele.

E na internet?

Bom, a escrita será o seu canal. Utilize o nome da pessoa ao escrever para ela, perceba a forma como ela escreve e tente espelhar palavras. Se ela usar gírias, pense em utilizar algumas também.

Perguntas também podem te ajudar a descobrir os interesses e isso aumentará o nível de empatia. Se nós compreendemos alguém, podemos auxiliar seu trajeto para o objeto certo.

Este caminho pode ser a sua venda! Não esqueça: sutileza é a palavra chave para utilizar a técnica rapport para fidelizar seus clientes.

Gostou? Comente aqui no post suas dúvidas, sugestões ou elogios!

 

 

admin

Recent Posts

  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Venda de produtos de beleza: Entenda como funciona

Seja para ganhar um dinheiro extra ou para fazer da atividade a sua ocupação principal, a venda de produtos de…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Como a venda de produtos de beleza pode te ajudar a fazer renda extra

Você tem um salão de beleza, mas anda com faturamento baixo e com receio de não conseguir arcar com todos…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

O crescimento do mercado de beleza para os próximos anos

O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, revela pesquisa realizada pela Euromonitor e…

2 anos ago
  • Dicas
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição

3 negócios para investir pós pandemia

Pensando em empreender pós-pandemia? A venda de cosméticos pode ajudar você a conquistar a independência financeira mesmo após a crise…

2 anos ago
  • Mercado de distribuição

Como escolher o melhor fornecedor de produtos cosméticos para seu negócio

A carreira de distribuidor de cosméticos está diretamente ligada com a qualidade dos itens que você revende. Problemas nessa área…

3 anos ago
  • Produtos capilares

Como está o mercado de cosméticos capilares durante a pandemia

Fato é: o mundo não será mais o mesmo após a pandemia. Mudanças significativas continuam ocorrendo continuamente e afetam as…

3 anos ago