O relacionamento com o cliente é a chave do sucesso do negócio. Se você ainda não tem, fique atento, pois só tende a perder. Criando uma relação harmoniosa e de confiança fará com que o cliente sempre volte e torne-se fiel, mesmo que conheça outros distribuidores de cosméticos no mercado. Quando o negócio ainda é distribuidora de beleza e cosméticos, onde há diversas outras oferecendo e fazendo o mesmo serviço, a ideia é inovar e estar atento para não perder o cliente de vista.
Pensando em deixar esse contato ainda mais prazeroso e lucrativo para ambos, separamos algumas dicas essenciais de como melhorar o relacionamento com o seu cliente.
Você conhece o seu cliente?
Antes de qualquer coisa atenha-se a essa pergunta. Você realmente conhece o seu público-alvo ou o seu cliente? Se você não soube responder essa pergunta, acho que as coisas não andam muito bem. Pois para ter um bom relacionamento é preciso conhecer quem é seu cliente fiel ou quem você deseja atingir para que ele procure sempre por você e não decida mudar de distribuidora de cosmético. Portanto, mãos a obra.
Uma das formas bacanas para conhecer o perfil é verificar o que ele costuma comprar, pedir os contatos dele e sempre que houver alguma promoção se o produto favorito dele chegou, avisá-lo, seja via e-mail Marketing ou por telefone. Sempre faça alguma ação para que o cliente se sinta valorizado e cativado. Converse com ele pergunte se não encontrou algo. Essa também é uma maneira de mostrar a importância dele para a distribuidora de cosmético.
Como está o seu atendimento?
Conhecer os seus colaboradores e como eles estão tratando o seu cliente também é muito importante para sua distribuidora de cosmético melhorar o relacionamento com o cliente. Pois se houver qualquer ruído e você não estiver acompanhando para corrigi-lo, pode ser tarde para trazer àquele cliente de volta. E, afinal de contas, todo negócio se resume em um bom atendimento.
Portanto, faça reuniões semanais ou mensais sempre que possível, com seus colaboradores, para verificar como está sendo o atendimento, se os clientes estão se queixando, se estão sentindo falta de algum produto de beleza lançado recentemente, se os preços estão compatíveis e competitivos com o do mercado.
Outra forma interessante, é de vez em quando, sem que o vendedor perceba ou se houver um gerente, peça para que acompanhe o atendimento ou ainda, faça pesquisa de qualidade para que o próprio cliente avalie o atendimento e a sua distribuidora de cosmético.
Como está a comunicação?
Outro fator relevante para garantir um relacionamento duradouro e harmonioso com o cliente é oferecer promoções e ações que o traga para o seu negócio. O anúncio dessas promoções pode ser feito por diversos meios de comunicação seja banner, propaganda em rádio, TV, por e-mail, telefone, SMS e outras. Mas lembre-se: os seus colaboradores devem estar devidamente informados para que não haja ruído na comunicação. Como todos sabem o bom atendimento é aquele feito com respeito e dedicação e que vai chamar a atenção do cliente e, com certeza, o trará de volta para o seu estabelecimento. Portanto, tenha tudo muito bem alinhado com sua equipe, pois o seu sucesso depende desta integração.
Quais dessas dicas você já utiliza no seu dia a dia para melhorar o relacionamento com o cliente na sua distribuidora de cosmético? Compartilhe com a gente!