O portfólio de um negócio corresponde aos diversos produtos que estão disponíveis para a compra dos clientes. Acertar nessa etapa é muito importante para o sucesso, já que é preciso ter ofertas condizentes com o seu mercado.
Na distribuição de cosméticos, essa preocupação é ainda mais relevante. Há itens de vários tipos e deixar de vender um ou outro pode afetar os resultados. Ao mesmo tempo, oferecer o que não tem a ver com a sua proposta acaba prejudicando o desempenho financeiro.
Então, veja algumas dicas e saiba como montar o melhor portfólio para a distribuição de cosméticos.
O primeiro passo é, sem dúvidas, descobrir o que os consumidores esperam do seu estabelecimento. Isso não significa tentar verificar o que todos os clientes desejam de todas as distribuidoras, na média. A intenção é reconhecer o que faz sentido para a sua região e para o seu posicionamento de mercado.
Se a sua distribuidora é de produtos para o cabelo, não é adequado focar em maquiagens — e, tampouco, ignorar os fios cacheados ou tingidos. Então, é importante pensar no que se adapta à fatia de mercado que você pretende atingir.
Se o seu negócio já estiver em operação, é preciso agir rápido para configurar o portfólio da melhor maneira. Quanto mais cedo você chegar à proposta ideal, menos oportunidades serão perdidas.
Além de estudar o mercado, vale usar os resultados de vendas anteriores. Veja quais são os produtos que têm maior saída e procure oferecer itens semelhantes. Já os que ficarem encalhados na prateleira podem ser reduzidos ou até eliminados e substituídos da sua oferta.
Caso você venda para salões de beleza, por exemplo, é normal vender xampus e condicionadores em quantidades maiores, bem como itens de linha profissional. Já para os clientes finais, os finalizadores podem ser mais importantes. Ao entender isso, é possível fazer os ajustes necessários.
Também não dá para ignorar que a distribuição de cosméticos está ligada à atuação dos fornecedores. A composição do seu portfólio só será possível se puder contar com diversos parceiros estratégicos.
Então, fique de olho em quais são os produtos vendidos pela marca de interesse, pois isso ajuda a basear o seu mix. Também é importante ficar com uma opção que tenha um catálogo mais amplo. Assim, podem-se concentrar as compras, o que dá origem a condições melhores de fornecimento.
Depois de montar um portfólio arrasador, saiba que a tarefa ainda não acabou. Com a evolução da tecnologia, os novos ingredientes e até as preferências do público, é comum que o ramo de distribuição de cosméticos encare diversas novidades e lançamentos.
Para não ficar para trás, é essencial mantê-lo sempre atualizado. Veja se algum produto perdeu fôlego ou se outro deveria passar a integrar o seu estoque. Desse jeito, dá para acompanhar as mudanças de preferências dos consumidores.
Ao colocar essas dicas em prática, fica bem fácil montar um portfólio arrasador. Assim, a sua atuação na distribuição de cosméticos tem muito mais chances de obter o desempenho esperado.
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