Categories: DicasMercado de distribuição

Aprenda a calcular o retorno sobre o investimento de uma distribuidora de cosméticos

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×

Ficar atento às métricas importantes para sua distribuidora de cosméticos é essencial para um controle financeiro eficiente e para avaliar se suas medidas e ações estão sendo, de fato, construtivas para o negócio.

Uma das mais conhecidas e, consequentemente, mais importantes para os mais diferentes tipos de negócios é o “retorno sobre o investimento”. Você já ouviu falar nela? Sabe como é realizado seu cálculo?

Se desconhece esse tema, leia nosso artigo e tire suas dúvidas sobre o assunto.

O que é a métrica “retorno sobre o investimento”?

Retorno sobre o investimento é uma das métricas mais importantes utilizada nos mais diferentes tipos de negócios. Também é conhecido como ROI (sigla para Return on Investment).

Seu objetivo é calcular a taxa de retorno de capital injetado em seu negócio, para saber quanto um investidor ganhou (ou, até mesmo, para calcular seu prejuízo).

Qual a importância do cálculo do ROI para uma distribuidora de cosméticos?

Tal como qualquer empresa, para a abertura de uma distribuidora de cosméticos, é necessário investir um capital inicial para sua abertura e viabilização das atividades. Porém, é preciso analisar se esse investimento realmente deu certo e se trouxe os resultados esperados.

Apesar do investimento para abertura da distribuidora de cosméticos ser relativamente baixo (os maiores custos estão na infraestrutura. A aquisição dos produtos para revenda tem um custo pequeno comparado com outras áreas de atuação), é necessário conferir se todo seu esforço está sendo realizado de forma adequada.

E isso não diz respeito apenas à fase inicial, quando há a abertura do negócio. O cálculo do ROI também pode ser importante para verificar a viabilidade na venda de alguns produtos.

Por exemplo, você acabou de investir na revenda de uma linha de cosméticos capilares. Como saber se realmente vale a pena continuar tentando comercializá-lo? Uma das formas de avaliar é por meio do cálculo do ROI.

Se o retorno sobre investimento for positivo, você pode considerar continuar as vendas e encontrar formas de alavancar essa métrica para melhorá-la e, consequentemente, melhorar sua lucratividade.

Já, caso tenha sido negativo, você pode analisar, de forma mais específica, caso a caso e identificar qual foi o problema que levou o produto a causa prejuízos. Podem estar entre as principais causas:

  • item não ter boa aceitação no mercado;
  • ter outros produtos semelhantes que estejam em maior evidência;
  • o produto não ser de boa qualidade e, portanto, ser necessário apostar em outras marcas;
  • sua divulgação foi falha ou não foi bem direcionada para o público-alvo, entre outros.

Como calcular essa métrica?

Tão importante quanto saber que o ROI é essencial é identificar como realizar o cálculo de forma exata. Essa é uma métrica a ser aplicada na sua distribuidora de cosméticos que é relativamente simples de ser aplicada.

Seu cálculo é feito da seguinte forma:

ROI = (lucro obtido – investimento realizado) / investimento.

Assim, se você investiu R$ 400 na compra de uma determinada linha de produtos, e seu lucro foi de R$ 2000, o cálculo é feito da seguinte forma:

ROI = (2000 – 400) / 400

ROI = 4

Mas qual o significado disso? Esse número representa que sua distribuidora de cosméticos lucrou 4 vezes mais do que o valor investido inicialmente para a linha de produtos. Em outras palavras, o ROI foi de 400%.

Conhecer métricas importantes para sua distribuidora de cosméticos é fundamental para realizar a análise e o controle financeiro necessários para fazê-la crescer e prosperar.

Quer mais dicas importantes para fazer seu negócio crescer? Acompanhe nosso blog e veja nossos artigos imperdíveis.

admin

Recent Posts

  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Venda de produtos de beleza: Entenda como funciona

Seja para ganhar um dinheiro extra ou para fazer da atividade a sua ocupação principal, a venda de produtos de…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Como a venda de produtos de beleza pode te ajudar a fazer renda extra

Você tem um salão de beleza, mas anda com faturamento baixo e com receio de não conseguir arcar com todos…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

O crescimento do mercado de beleza para os próximos anos

O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, revela pesquisa realizada pela Euromonitor e…

2 anos ago
  • Dicas
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição

3 negócios para investir pós pandemia

Pensando em empreender pós-pandemia? A venda de cosméticos pode ajudar você a conquistar a independência financeira mesmo após a crise…

2 anos ago
  • Mercado de distribuição

Como escolher o melhor fornecedor de produtos cosméticos para seu negócio

A carreira de distribuidor de cosméticos está diretamente ligada com a qualidade dos itens que você revende. Problemas nessa área…

3 anos ago
  • Produtos capilares

Como está o mercado de cosméticos capilares durante a pandemia

Fato é: o mundo não será mais o mesmo após a pandemia. Mudanças significativas continuam ocorrendo continuamente e afetam as…

3 anos ago