O mix de produtos nada mais é do que a seleção de itens que você disponibiliza para os seus consumidores. A ideia é que você tenha um acervo variado o suficiente para alcançar uma grande quantidade de clientes e dominar boa parte das vendas em sua área de atuação.
Se você está pensando em atuar na distribuição de cosméticos ou precisa impulsionar o seu empreendimento, saber fazer uma seleção adequada é muito importante. Quer entender o motivo? Continue lendo e fique por dentro!
Por que ter um bom mix na distribuição de cosméticos?
Quando você pensa em abrir um negócio, deve considerar o que e para quem ofertar seus produtos. Se você avaliou bem as condições do mercado para saber se o seu empreendimento é viável e chegou a uma conclusão positiva, está na hora de investir nas aquisições.
Nesse momento, selecionar um bom mix de produtos é muito importante. Na distribuição de cosméticos, isso quer dizer que você deve ter mercadorias para abranger uma grande variedade de clientes.
Essa combinação pode funcionar de várias formas. Linhas profissionais e amadoras, diferentes faixas de preço, produtos orgânicos, material para progressivas, transição capilar e diversos outros itens.
Quando você pensa em alcançar tanto a mãe quanto a filha, a mulher cacheada e a adepta da progressiva, os grandes salões e os menores, certamente seu negócio terá uma possibilidade bem maior de crescimento.
Como planejar bem a sua combinação de itens?
A forma como você vai planejar seu mix na distribuição de cosméticos vai variar muito. Primeiramente, observe sua área de atuação e procure categorizar seus clientes. Salões grandes, pequenos, pessoas com maior ou menor poder aquisitivo e especialidades mais procuradas são apenas alguns exemplos.
Então, é chegada a hora de definir as linhas com as quais você deseja trabalhar. Algumas empresas atuam com uma única linha, e outras preferem trabalhar com linhas/famílias variadas. E isso vai depender também da demanda. Em alguns casos, pode ser mais interessante operar de maneira concentrada em um único perfil de clientela, ao invés de diversificar muito.
Conforme você for trabalhando, certamente vai perceber que alguns produtos apresentam mais saída do que outros. Com base nesses (e em outros) dados, você consegue ir ajustando seu mix até chegar nas proporções ideais.
Como funciona um bom mix de produtos?
Um bom mix de produtos geralmente é composto por pelo menos duas linhas, uma mais cara e outra um pouco mais em conta.
Dentro de cada uma delas você deve investir em produtos já consolidados no mercado, que tenham grande procura, novidades para oferecer aos clientes e alguns produtos específicos.
Outra dica é exibir produtos que possam funcionar como similares daqueles cosméticos muito procurados; e alguns outros que não são tão conhecidos, que podem ser usados em campanhas promocionais.
Quando você trabalha com distribuição de cosméticos, é importante ficar sempre atento ao comportamento de consumo dos clientes. Assim, você consegue fazer um bom mix de produtos para alcançar a quantidade de pessoas que espera. Conforme o negócio evolui, vá ajustando o mix para atender às demandas do seu setor ou região. Assim, você diminui as sobras eventuais e melhora o giro do seu estoque.
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