Vender mais nem sempre é sinônimo de sucesso para um negócio. Se os custos estiverem elevados, a margem que sobra é pequena. Na prática, isso significa menos dinheiro para reinvestir, obter melhorias e até ser remunerado. Nesse cenário, o controle financeiro é essencial.
Ao acompanhar os números e realizar as mudanças corretas, é possível aumentar o lucro do negócio. Isso o torna mais saudável, sustentável e adequado para os seus objetivos. Então, é uma abordagem que faz a diferença para chegar ao sucesso.
Na sequência, veja como colocar o controle financeiro em prática para melhorar o lucro do seu empreendimento.
Mapeie os custos e ache os gargalos
Uma das formas de aumentar a lucratividade é ao diminuir os gastos. Quanto menores forem as despesas, maior é o valor que “sobra” de uma venda. Na prática, isso eleva a margem de lucro, sem que seja preciso mexer nos preços para o consumidor.
Um jeito de mapear esses custos por meio do controle financeiro é com o fluxo de caixa. Registre as entradas e saídas e identifique cada uma. Ao final de um período, como no encerramento do mês, confira todas as movimentações. Ao fazer isso, é possível verificar quais são as despesas que mais impactam o orçamento.
A partir do reconhecimento, é preciso buscar formas de diminuir os valores. Evitar desperdícios e cortar elementos que não prejudicam a qualidade são duas alternativas viáveis para ter melhores resultados.
Firme parceria com um fornecedor de qualidade
O cuidado com as finanças também inclui a gestão de contratos com fornecedores. Afinal, a compra de produtos mexe com os recursos e exige uma atenção extra. Para ter sucesso com a lucratividade, vale até repensar e buscar novos parceiros estratégicos.
Um fornecedor nacional, por exemplo, sai muito mais em conta que um internacional. Se ele tiver bons produtos, alta qualidade, preço justo e flexibilidade, o custo-benefício é ainda melhor. Com uma boa negociação, é possível obter margens que são positivas para ambos.
Pense em uma distribuidora de produtos capilares. Ter o apoio de uma marca completa e reconhecida melhora as vendas e ainda pode elevar a margem de ganho.
Aumente o ticket médio com o controle financeiro
Se, por um lado, é preciso diminuir os gastos, por outro é crucial ampliar os ganhos. Essa combinação potencializa a lucratividade e faz com que o desempenho atinja os interesses específicos.
Uma das maneiras de obter bons resultados é ao aumentar o ticket médio. Ele corresponde ao total vendido pelo número de clientes em certo período. Em termos simples, significa fazer com que os pedidos dos compradores sejam maiores.
Uma das formas de executar isso é ao oferecer descontos progressivos para valores elevados ou condições diferenciadas. O controle financeiro surge como o principal instrumento para definir limites e estratégias. Assim, é possível potencializar o desempenho.
Estimule a fidelidade dos clientes
Adquirir um novo consumidor é muito mais caro que convencer quem já comprou e aprovou os seus produtos. Além disso, quem já comprou antes tende a gastar mais por conhecer as principais características. Então, estimular a fidelidade reduz os custos e aumenta os ganhos, simultaneamente.
Com ajuda da visão sobre finanças, crie um programa de recompensas para quem compra sempre. Pensar em descontos e em condições personalizadas auxilia a manter as pessoas por perto. Assim, o negócio consegue decolar graças à maior margem para o trabalho.
Melhorar a lucratividade do seu empreendimento é possível. Com a ajuda do controle financeiro, fica fácil aumentar a margem e, consequentemente, o retorno e a sua remuneração.
Aproveite esses conhecimentos e descubra outras formas de conquistar lucratividade e rentabilidade na distribuidora.