Quem está à frente de um salão de beleza já deve ter percebido que, para manter a competitividade, é necessário desenvolver muita criatividade e inovação. Afinal, diariamente são lançados novos produtos e tratamentos, e você precisa acompanhar as tendências do mercado para garantir mais clientes e bons lucros.
Uma boa alternativa para dinamizar sua atividade é a venda de produtos. Dessa forma, a cliente pode manter em casa o tratamento que iniciou no salão e você ainda lucra com a venda. Quer saber mais? Continue lendo e aproveite as dicas.
Use bons produtos no seu salão de beleza
O salão de beleza precisa oferecer qualidade. É possível lucrar bastante com a venda de produtos no seu estabelecimento, mas para isso você precisa que a mercadoria seja boa. Se o resultado do tratamento for ruim, obviamente ninguém vai querer repetir a compra.
Em segundo lugar, é importante que você use a marca nas consumidoras. A cliente não vai se sentir tentada a adquirir um produto que não conhece e que você mesma não utiliza profissionalmente.
É claro que não é necessário usar todos. Você pode fazer uma reconstrução e vender um tratamento para uso diário, por exemplo. No entanto, é importante que a cliente sinta confiança na marca. Se o produto é bom, ela vai querer manter o resultado por mais tempo. Provavelmente seguirá a sua indicação e comprará o produto.
Conheça bem seus cosméticos
É importante que você conheça o material que usa para trabalhar no seu salão de beleza. Conforme for realizando os procedimentos nas consumidoras, pode explicar o procedimento ressaltando as características e benefícios do produto utilizado.
Essa atitude gera um sentimento de confiança. Indique produtos que possam complementar o tratamento profissional realizado no salão. Shampoos de uso diário, máscaras de tratamento, finalizadores, protetores térmicos.
É claro que você não precisa e nem deve vender a escova progressiva profissional, por exemplo. Mas pode indicar qual o melhor produto para usar após a realização, de forma a manter seus efeitos por mais tempo.
Atue como uma consultora
Muita gente não conhece as necessidades do próprio cabelo e fica insegura diante de tantas opções. Você, como profissional especializada, está apta a dizer qual o melhor produto para cada tipo de cabelo. E as clientes geralmente esperam por isso.
Dessa forma, não tente empurrar uma venda. Ao contrário, atue como uma consultora. Isso mostra que você se preocupa com as pessoas e deseja ver seus cabelos bonitos por bastante tempo.
Se a cliente fez uma mudança radical, como um corte ou mudança de coloração dos fios, por exemplo, explique a ela como cuidar dos novos cabelos em casa. Ensine como lavar, pentear e escovar as novas madeixas em casa. A ideia não é dar uma aula profissional, e sim mostrar a ela como finalizar e manter o novo cabelo.
O mesmo serve para a coloração. Cabelos loiros e ruivos exigem cuidados especiais. E muita gente se sente insegura de realizar a mudança, por não saber como cuidar. Tire as dúvidas e indique os melhores produtos para cada caso. Além de finalizar a venda, ainda fidelizará a cliente.
É possível lucrar bastante com a venda de cosméticos no salão de beleza. Afinal, é um ambiente em que as clientes já estão suscetíveis para a compra e provavelmente confiam no seu trabalho. Sua indicação certamente será muito bem-vinda. Aposte em produtos de qualidade, use as linhas profissionais e indique produtos que possam manter os resultados em casa. Não atue como vendedora. Pense que você é aquela amiga dando uma dica preciosa.
Pronta para começar? Continue com a gente e descubra 4 coisas que deixam o cliente satisfeito.