A abertura de um negócio próprio envolve aspectos principais que devem ser levados em conta para que não haja nenhum problema e dor de cabeça no futuro. Para abrir uma distribuidora de cosméticos, isso não é diferente. Pensando nisso, algumas perguntas devem ser feitas pelo futuro distribuidor e empresário.
Está curioso para saber quais questões são essas? No post de hoje listamos seis perguntas principais para tirar todas suas dúvidas antes de abrir um negócio próprio! Confira abaixo:
Qual o diferencial do meu negócio?
Para que o negócio seja diferenciado, é muito importante que o empreendedor destaque qual é o seu ponto forte. É essencial que uma empresa ofereça algo que as outras da sua área não têm, podendo ser um atendimento diferenciado ou até mesmo um serviço melhor e diferente. A melhor maneira de responder essa pergunta é estabelecendo o público-alvo e conversando com os consumidores.
Qual planejamento devo fazer antes de abrir um negócio próprio?
É muito importante que o empreendedor faça um planejamento financeiro, simulando um faturamento adequado para o primeiro ano da empresa, analisando cada mês. Dessa forma será possível ter uma visão mais realista do empreendimento.
Além disso, também é importante simular, antes de abrir um negócio próprio, todas as despesas fixas e variáveis, e registrá-las todas em um fluxo de caixa, juntamente com as entradas e saídas da empresa. Este planejamento garante que o empresário fique por dentro do seu negócio e reduz o risco de ter que pagar alguma multa ou juros elevados.
Como ter bons colaboradores?
O ideal é que o empresário procure pessoas com valores e princípios parecidos com o dele ao abrir um negócio próprio. No entanto, as competências devem ser diferentes, para que os colaboradores acrescentem novas habilidades à nova empresa que está surgindo.
Antes de chamar funcionários e fornecedores, é preciso verificar as referências, indicações e fazer uma boa pesquisa. Uma diversificação na equipe proporciona um melhor crescimento profissional.
É necessário me qualificar para ter meu próprio negócio?
Não é preciso ter uma alta formação e currículo invejável para abrir um negócio próprio, e muitos empreendedores de sucesso não possuem sequer formação superior. No entanto, é interessante se qualificar no ramo do empreendedorismo e entender mais sobre o mundo dos negócios, lendo artigos, fazendo cursos e ficando atento ao seu nicho de atuação.
Para os distribuidores, é sempre bom ler sobre as tendências de estilo de cabelo, visto que quando o empreendedor não fica atualizado, o seu negócio fica parado, e as chances dele fracassar aumentam consideravelmente.
Como definir os preços dos produtos?
Estabelecer o preço ideal dos produtos é uma parte fundamental de qualquer negócio, e para que isso ocorra sem problemas, basta seguir duas variáveis principais. Primeiro, é preciso calcular todos os custos de produção, levando em conta os investimentos, matéria-prima, despesas fixas e ativo imobilizado — que são aqueles relacionados às atividades econômicas, como imóveis, veículos, máquinas e outros que o empreendedor julgar necessário.
Em segundo lugar, é necessário fazer uma pesquisa dos preços dos concorrentes. Dessa forma, o empresário terá uma boa noção de qual é um bom valor para ter lucro, ao mesmo tempo em que garanta um preço acessível para os consumidores.
Como atrair clientes?
Para atrair mais clientes, é necessário conhecer e escutar o público-alvo. O ideal é pesquisar informações importantes sobre os consumidores, como suas preferências, comportamentos, necessidades, faixa etária, localização, classe social, sexo e outros aspectos que a empresa julgar importante.
Agora que você já conhece todas as perguntas que devem ser feitas, é hora de colocar em prática as respostas e se empenhar para que tudo dê certo ao abrir um negócio próprio! Você tem alguma outra dúvida sobre o assunto? Conte para a gente nos comentários!