Você sabe o que é e como reduzir o custo de aquisição de clientes em sua Distribuidora de Cosméticos? Tem noção de como essa importante métrica vai influenciar no seu planejamento estratégico e nas suas contas mensais?
Muitos empresários e empreendedores não fazem ideia do que é o custo de aquisição de clientes ou de como calcular esse valor. Por isso, fique de olho nas nossas dicas para aprender como reduzir esse número!
O que é o custo de aquisição de clientes?
O custo de aquisição de clientes é um o valor que é gasto em marketing para que cada novo cliente seja adquirido. Basicamente, é o resultado da divisão do orçamento gasto em marketing num determinado tempo pelo número de novos clientes adquiridos nesse mesmo período.
Suponhamos que a sua Distribuidora de cosméticos empregou R$ 1 mil em marketing no último mês. Durante esse período, você teve 10 novos clientes no seu empreendimento. Isso significa que cada cliente teve um custo de aquisição de R$ 100. Se você tivesse obtido apenas dois clientes, o custo seria de R$ 500. Se tivesse obtido 100 clientes, o custo seria de R$ 10.
Com esse valor em mãos, você pode então calcular o retorno recebido pelas vendas desses novos clientes para saber se foi ou não um bom negócio investir esse valor em marketing. Para diminuir o custo de aquisição de clientes da sua Distribuidora de cosméticos, o ideal é gastar menos e angariar mais clientes. E como se fazer isso? Confira nossas dicas:
Dica #1 – Invista no boca-a-boca
Dizem que o marketing boca-a-boca é o melhor tipo de marketing que uma empresa poderia querer. E é mesmo! Todo mundo já recebeu de um amigo uma sugestão de produto ou serviço e ficou curioso para saber se a dica vale a pena ou não. Por isso, invista no marketing boca-a-boca dentro da sua Distribuidora de cosméticos. Para fazer isso é bem simples:
- Garanta que todos os seus clientes saem satisfeitos do negócio feito com você;
- Realize treinamentos com funcionários e atendentes para que o atendimento ao cliente seja impecável;
- Ofereça produtos de alta qualidade e com um preço acessível;
- Forneça uma experiência que seja impecável aos seus clientes.
Dica #2 – Procure ações de marketing digital
Cada vez mais as empresas de grande porte deixam de investir dinheiro em marketing tradicional, como anúncios de TV, e passam a investir em técnicas de marketing digital. Você sabe por que elas agem assim? É simples: marketing digital é comprovadamente mais barato e tem melhores resultados. Sabe o que isso significa? Que custa menos e angaria mais clientes, resultando num custo de aquisição de clientes menor para sua Distribuidora de cosméticos.
Dica #3 – Estabeleça um programa de recompensas para clientes fiéis
Essa é uma medida tão útil que chega a ser uma surpresa saber que tão poucas empresas realmente invistam nesse tipo de ação. Um programa de recompensas funciona muito bem para quem quer diminuir o custo de aquisição de cada cliente e também para quem pretende aumentar o retorno de clientes antigos.
Esse tipo de ação costuma aumentar o “tempo de vida útil do cliente” (ou seja, por quanto tempo esse consumidor continua comprando com você). Quanto mais tempo ele permanece como seu cliente, maior é o retorno obtido com ele e maiores são as chances de ele próprio se tornar uma fonte de novos clientes – indicando um amigo, por exemplo.
É essencial que você calcule o custo de aquisição de clientes da sua distribuidora de cosméticos, e aplique ações para diminuir esse valor, passando a economizar mais em marketing e a ter um lucro maior. Você já usa essa métrica no dia a dia do seu empreendimento? Conte para a gente!