O planejamento financeiro é fundamental para qualquer empresa. Dele vai depender o sucesso de seu negócio. Para uma Distribuidora de cosméticos, o procedimento é idêntico. O planejamento financeiro será primordial para o controle das receitas, despesas e lucros. Veja algumas dicas que vão ajudar a gerir os gastos de sua distribuidora de cosméticos de forma eficaz!
É importante definir um período para a análise do fluxo de caixa: os últimos seis meses, o trimestre passado, o ultimo ano. Recomenda-se também planejar os gastos em todas as etapas por que passam os produtos: compra, venda/entrega, estoque, perda. Estabeleça um valor de custo para cada uma dessas etapas.
Aprenda a fazer previsões, estimando-se no potencial da distribuidora de cosméticos, nas ofertas que oferece e na demanda que procura suprir. Valores aproximados são úteis, ainda que não sejam exatos – em todo planejamento financeiro, deve-se considerar a margem de gastos e lucros.
Quando se negocia com produtos de beleza, é necessário conscientizar-se da grande concorrência que o segmento oferece. Há uma variedade de produtos, de diferentes marcas, e a contínua fabricação de novos produtos, de lançamentos que sempre prometem alguma vantagem em relação aos outros. Se a demanda é alta, a concorrência também é elevada – é importante estipular valores equilibrados que garantam seu lucro e agradem à clientela.
O preço deve comportar todos os gastos de sua distribuidora de cosméticos e a expectativa de lucro, garantindo que a empresa tenha possibilidades de continuar se mantendo e crescendo.
Negocie prazos e opções de pagamento com seus fornecedores. Se trabalhar diretamente com a fábrica, poderá obter mais benefícios e vantagens, como maiores descontos, formas adicionais de pagamento, melhores prazos. Procure quitar suas dívidas, pagar as contas em dia e manter uma boa imagem para seus fornecedores.
É importante que sua distribuidora de cosméticos tenha sempre dinheiro no caixa. Ofereça facilidades de pagamento aos clientes, mas crie também estratégias para vender mais, receber pagamentos à vista e adiantamentos (descontos e promoções). Mantenha sempre um fundo de reserva para eventuais necessidades e emergências – é uma forma de evitar empréstimos, aumentando o saldo devedor.
No caso de precisar fazer empréstimos, seja cuidadoso. Pesquise as melhores instituições e opte pela melhor taxa de juros. Dentro do possível, evite os empréstimos, para não colocar sua distribuidora de cosméticos em risco financeiro.
Uma grande vantagem em trabalhar com cosméticos é o prazo de validade dos produtos. Ao contrário de alimentos, os cosméticos suportam período muito maior de estocagem, se respeitadas as devidas condições. Saiba usar isso a seu favor. Se mantiver, por muito tempo, produtos armazenados, faça promoções para liberar espaço, sem sofrer prejuízos (considerando o preço de compra da mercadoria) e, ao mesmo tempo, agradando ao cliente, com um produto em bom estado de uso e valor acessível.
O planejamento financeiro envolve uma série de cuidados e previsões que vão fazer toda a diferença para o êxito de seu negócio! Quais critérios estabelece para o planejamento financeiro da sua distribuidora de cosméticos? Você tem obtido sucesso com eles? Comente! Compartilhe seus conhecimentos e aprenda mais!
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