Categories: Dicas

4 técnicas para controlar o fluxo de caixa

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×

O fluxo de caixa é um dos elementos mais importantes para o sucesso do negócio. Ele é responsável por registrar todas as entradas e saídas financeiras da empresa. Ao final de determinado período, oferece o saldo das finanças do empreendimento, que pode ser positivo ou negativo.

Quando é usado de maneira correta, ajuda a identificar quando o negócio precisa de mais dinheiro e quando dispõe de caixa elevado. Para tanto, é fundamental controlá-lo de forma adequada.

Não sabe como fazer isso? A seguir, veja 4 técnicas para controlar o fluxo de caixa e tire as suas principais dúvidas!

1. Controle as movimentações em tempo real

Um erro muito comum que vários negócios cometem é o de deixar o fluxo de caixa para depois. Há empreendimentos que fazem o registro apenas no final da semana ou do mês. No entanto, quanto mais tempo passa, maiores são as chances de manter algum número importante de fora.

Para melhorar o controle, o recomendado é fazer o registro de forma diária. Se for possível, realize a etapa em tempo real — ou seja, exatamente quando uma venda é compensada ou quando uma conta é paga.

2. Identifique todos os registros

Tão importante quanto realizar a entrada das informações é garantir que elas estejam identificadas. Afinal, em uma análise posterior, nem sempre é fácil lembrar a qual tipo de transação um pagamento se refere ou o que significa determinada despesa.

Elabore uma categorização que faça sentido e inclua as despesas e entradas de forma completa. Tome cuidado para não criar categorias muito gerais, como “outros”, ou individualizadas em excesso. Em vez de identificar cada cliente, pode valer mais a pena estipular se o crédito é de uma compra à vista ou a prazo, por exemplo.

3. Faça uma versão do fluxo de caixa projetado e compare

Apesar de ser recomendado elaborar o controle de forma diária, também é muito interessante antecipar-se aos resultados. No chamado fluxo de caixa projetado, há visibilidade sobre quais são os possíveis cenários no futuro para o empreendimento e sobre o controle financeiro.

Para tanto, é preciso adicionar as contas a pagar e as contas a receber. Se um produto foi vendido a prazo em 3 vezes, o correto é incluir o pagamento de modo projetado, em vez de uma vez só. Isso evita distorções e permite, também, conhecer o cenário aproximado em cada época do período.

No final do mês ou do trimestre, vale a pena verificar o fluxo projetado com o realizado. Desse jeito, dá para avaliar o nível da inadimplência, a evolução dos custos e assim por diante.

4. Conte com o apoio da tecnologia

Mesmo com todas as técnicas, o fluxo de caixa talvez não ofereça os efeitos desejados. Isso acontece quando não há total confiabilidade sobre as informações. Para evitar falhas humanas, o melhor é recorrer à tecnologia.

Ela permite automatizar o controle de movimentações e facilitar o registro. Com um bom sistema financeiro, fica fácil acompanhar os dados, gerar relatórios e fazer novas projeções. Então, a ferramenta se torna ainda mais útil e favorece o crescimento do negócio em diversas frentes.

O fluxo de caixa traz informações muito relevantes para o empreendimento e para a tomada de decisões. Com essas técnicas, é possível controlá-lo de forma adequada e, então, obter dados confiáveis.

Para entender melhor o impacto dessa ferramenta, veja como o fluxo interfere no negócio e reconheça a sua relevância.

admin

Recent Posts

  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Venda de produtos de beleza: Entenda como funciona

Seja para ganhar um dinheiro extra ou para fazer da atividade a sua ocupação principal, a venda de produtos de…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Como a venda de produtos de beleza pode te ajudar a fazer renda extra

Você tem um salão de beleza, mas anda com faturamento baixo e com receio de não conseguir arcar com todos…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

O crescimento do mercado de beleza para os próximos anos

O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, revela pesquisa realizada pela Euromonitor e…

2 anos ago
  • Dicas
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição

3 negócios para investir pós pandemia

Pensando em empreender pós-pandemia? A venda de cosméticos pode ajudar você a conquistar a independência financeira mesmo após a crise…

2 anos ago
  • Mercado de distribuição

Como escolher o melhor fornecedor de produtos cosméticos para seu negócio

A carreira de distribuidor de cosméticos está diretamente ligada com a qualidade dos itens que você revende. Problemas nessa área…

3 anos ago
  • Produtos capilares

Como está o mercado de cosméticos capilares durante a pandemia

Fato é: o mundo não será mais o mesmo após a pandemia. Mudanças significativas continuam ocorrendo continuamente e afetam as…

3 anos ago