O empreendedor que almeja alcançar um sucesso duradouro está sempre atento às dicas de gestão focadas em alavancar o seu negócio. Esse é um comportamento muito importante, pois quanto mais informação relevante o empresário tiver acesso, mais assertiva e estratégica serão as suas decisões de curto, médio e longo prazo.
Organizar as finanças da empresa é uma dessas atividades fundamentais para o sucesso do negócio. Porém, devido a sua complexidade, nem sempre essa tarefa recebe a atenção necessária.
Se você é empreendedor e sabe que as dicas de gestão voltadas para a área financeira são mais que urgentes em sua companhia, confira a seguir 4 ideias que podem te ajudar a mudar esse cenário de forma rápida e estruturada.
1. Faça um balanço do seu negócio
Uma das dicas de gestão mais importantes para os empreendedores e que precisa começar a ser aplicada o quanto antes na sua operação é a prática de realizar balanços. É fundamental analisar a situação geral do negócio, verificando o tamanho do estoque, os recebimentos agendados e as contas a serem pagas no mês.
Sem informações claras e reais dessas movimentações, é difícil para o gestor organizar as finanças de forma assertiva. Informações inconsistentes ou previsões baseadas em “achismos” podem comprometer a saúde financeira da empresa, por isso, o balanço mensal ou quinzenal é uma tarefa essencial dentro das companhias.
2. Monte um planejamento estratégico
Muitos empreendedores sabem que o planejamento é uma das dicas de gestão mais recorrentes. Por isso, muitos optam por fazer um longo planejamento anual para suas empresas. Não há nenhum problema nisso, aliás, essa é uma ótima estratégia. No entanto, quando se trata da organização das finanças uma alternativa a ser considerada é o planejamento orçamentário mensal.
Por se tratar de um processo contínuo e ativo, o gestor somente terá acesso a informações atualizadas para a sua tomada de decisão se esse plano for realizado com frequência na empresa. No projeto orçamentário, é preciso incluir as movimentações feitas mês a mês, tanto as entradas quanto as saídas, além das breves previsões para os próximos períodos.
Com essa atividade, é possível identificar e corrigir detalhes e até mesmo evitar erros que possam comprometer a saúde financeira da operação.
3. Dicas de gestão: fique de olho no fluxo de caixa
Outra dica que não pode faltar quando o objetivo é organizar as finanças está diretamente ligada ao fluxo de caixa. Os gestores precisam acompanhar todas as entradas e saídas de recursos do negócio para decidir se é o momento de adquirir mais produtos ou não e qual o prazo de pagamento deve ser negociado com os fornecedores para que o fluxo de caixa não fique comprometido.
Essa análise também é fundamental para a tomada de decisões financeiras. Por exemplo, ao perceber que o fluxo de caixa não vai cobrir as despesas do mês, o empreendedor pode solicitar a antecipação dos recebíveis, uma prática disponível na maioria das operadores de cartão de crédito do país.
4. Tenha um profissional especializado como parceiro da sua empresa
Por fim, uma das dicas de gestão para organizar as finanças que pode ajudar e muito os empreendedores é a contratação de um contador. Esse profissional especializado na área contábil dará todo o suporte que a sua empresa precisa para traçar uma estratégia financeira consistente, evitando, inclusive, gastos desnecessários com tributos e taxas.
No artigo de hoje, apresentamos 4 dicas de gestão que irão ajudar a organizar as finanças do seu negócio. Gostou e quer continuar aprendendo sobre gestão empresarial? Então, confira também em nosso blog o post que reúne 4 formas de organizar o estoque da sua empresa.