Categories: DicasDicas e tendências

Retorno sobre investimento: 4 dicas para não ter prejuízo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×

Para começar um novo negócio é preciso investir de maneira acertada, e isso pode despertar receio e muitas dúvidas na maioria dos novos empreendedores. Afinal, fechar as contas do mês pode ser uma missão desafiadora em nosso país. Evitar o prejuízo é o principal objetivo quando começamos um negócio próprio.

Por isso, é necessário falar a respeito do retorno sobre investimento (ROI), um dos indicativos econômicos mais importantes para a gestão dos negócios. A métrica evidencia o quanto um investidor ganhou ou perdeu em comparação ao valor aplicado em seu investimento, ou seja, uma verdadeira análise do “passado” e melhor perspectiva do futuro. Quer saber algumas dicas para não ter prejuízo? Então, acompanhe o nosso post!

1. Determine quais custos e quais ganhos devem entrar no cálculo

O retorno sobre investimento (ou ROI) é um cálculo bastante útil, mas precisa ter os valores conhecidos com bastante clareza para que o resultado seja apropriado. Determinar quais são os custos e quais são os ganhos que devem entrar na estimativa é um desafio.

É preciso encontrar a relação entre retornos diferenciados, como o aumento dos lucros em dado período, com todos os investimentos feitos, por exemplo. O cálculo do retorno sobre investimento deve mostrar, sobretudo, em quanto tempo você poderá recuperar o capital que foi investido no negócio.

2. Identifique as despesas desnecessárias

Com a análise do retorno sobre investimento você conseguirá identificar as despesas que são desnecessárias, mas que permeiam o seu negócio. Esse passo é fundamental para eliminar esses gastos e fazer o dinheiro render um pouco mais.

Ter resultados realistas é essencial para que as metas comerciais possam ser ajustadas para a sua realidade, evitando de verdade os prejuízos. É necessário que as metas sejam possíveis de alcançar, caso contrário, o tempo e o dinheiro investidos serão perdidos. Assim você ficará pouco motivado para continuar o empreendimento.

3. Monitore tudo constantemente

Mensurar os resultados (inclusive das suas ações de divulgação) é outro ponto muito importante para a boa saúde financeira do negócio. É preciso observar se o que você planejou e executou está realmente trazendo algum resultado positivo.

Sem o acompanhamento você não terá parâmetro nenhum e poderá continuar investindo, por muito tempo, em produtos, serviços e estratégias que simplesmente não funcionam. Aquelas despesas desnecessárias que foram cortadas podem deixar recursos que serão empregados em ações mais eficazes, por exemplo.

4. Monte relatórios para provar o retorno sobre investimento

Os resultados observados devem estar contidos em um relatório muito bem elaborado. Só assim será possível realizar o comparativo ao longo dos meses. Entenda que os relatórios mais enxutos são os que entregam os dados mais relevantes. Portanto, não é preciso se estender em muitas páginas.

É interessante que, ao final de tantas dicas colocadas em prática, você não esteja com dúvidas do tipo “o que faço com isso tudo agora?”. O relatório em si deve direcionar os seus próximos passos e não confundir a sua cabeça! Defina a periodicidade, foque no seu público e analise o que foi feito (ou deixado de fazer) e que pode ter gerado algum resultado.

As boas experiências devem servir de base para aprimorar os seus investimentos e estratégias.

Seguindo essas dicas de retorno sobre investimento será mais difícil que o prejuízo chegue ao seu negócio!

O que achou dessas dicas? Foram positivas? Já que você já entendeu as melhores dicas para não ter prejuízo e qual é a importância do ROI, é hora de saber então como calcular o retorno sobre investimento em produtos capilares!

admin

Recent Posts

  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Venda de produtos de beleza: Entenda como funciona

Seja para ganhar um dinheiro extra ou para fazer da atividade a sua ocupação principal, a venda de produtos de…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Como a venda de produtos de beleza pode te ajudar a fazer renda extra

Você tem um salão de beleza, mas anda com faturamento baixo e com receio de não conseguir arcar com todos…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

O crescimento do mercado de beleza para os próximos anos

O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, revela pesquisa realizada pela Euromonitor e…

2 anos ago
  • Dicas
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição

3 negócios para investir pós pandemia

Pensando em empreender pós-pandemia? A venda de cosméticos pode ajudar você a conquistar a independência financeira mesmo após a crise…

2 anos ago
  • Mercado de distribuição

Como escolher o melhor fornecedor de produtos cosméticos para seu negócio

A carreira de distribuidor de cosméticos está diretamente ligada com a qualidade dos itens que você revende. Problemas nessa área…

3 anos ago
  • Produtos capilares

Como está o mercado de cosméticos capilares durante a pandemia

Fato é: o mundo não será mais o mesmo após a pandemia. Mudanças significativas continuam ocorrendo continuamente e afetam as…

3 anos ago