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Relacionamento com o cliente: 3 dicas para aplicar em sua distribuidora de cosméticos

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É bastante comum a muitas empresas de pequeno e médio porte direcionar a maior parte dos esforços para vendas a novos clientes. Com isso, os custos do negócio são consideravelmente ampliados e, consequentemente, a lucratividade reduzida. É claro que é importante conquistar novos clientes, porém, é preciso ter em mente que é indispensável traçar planos de retenção da cartela atual garantindo a recorrência vendas e a redução do custo de aquisição – o que ampliará o lucro de sua distribuidora de cosméticos profissionais.

Apesar de não existir uma fórmula padrão para ter sucesso nesta tarefa, algumas estratégias asseguram uma maior efetividade das ações.  Por isso, selecionamos 3 dicas para que você trabalhe o Relacionamento com o Cliente em sua distribuidora de cosméticos garantindo a fidelidade deles e os pedidos recorrentes:

1. Mantenha contato periodicamente para entender as necessidades dos Salões de Beleza e como a sua distribuidora de cosméticos pode ajudar

Elabore com o auxílio de uma planilha, aplicativo ou software, um calendário que englobe todos os seus clientes atuais e datas para contatá-los periodicamente. Para facilitar o trabalho, você pode considerar o dia para esta abordagem o mesmo do primeiro pedido, alterando apenas o mês. Desta forma você terá um mesmo raciocínio para todos os contatos – o que facilita o controle e a gestão da cartela de salões de beleza que sua distribuidora de cosméticos atende.

Nestes contatos, em vez de apenas tentar vender uma nova remessa, direcione a abordagem para a construção ou manutenção de um relacionamento mais próximo. Para isso, nada melhor do que uma abordagem que realmente ajude o proprietário ou gerente do estabelecimento, ou seja, o crescimento do negócio.

Como em sua distribuidora de cosméticos profissionais seus representantes lidam com empreendimentos diversos (com tamanho, faturamento e problemas diferentes), use esta informação a seu favor. Isso não significa que eles tenham que ser antiéticos e abrir segredos para concorrentes, mas sim que pode utilizar do conhecimento adquirido para nortear um cliente específico. Tente entender as necessidades e os problemas mais recorrentes dos salões de beleza que a sua distribuidora de cosméticos atende e como é possível ajudá-las.

Acredite: construir uma relação demonstrando que você não quer apenas forçar a venda de cosméticos capilares profissionais, mas também ajudar o empreendimento a ter sucesso, é mais efetivo para fidelizá-los e, consequentemente, ter mais resultados.

2.  Promova eventos periódicos regionais

É comum que os eventos de cabelereiros mais representativos do setor ocorram nas grandes capitais e que, com isso, muitos profissionais não têm disponibilidade de comparecer. Para estreitar o relacionamento, atrair novos clientes e até mesmo gerar novos pedidos, que tal assumir a função de unir os profissionais de sua cidade ou região em um evento menor, porém que contribua para a qualificação destes empreendedores?

Você pode buscar por parceiros (como o Sebrae e as marcas dos cosméticos capilares que você distribui) para que o evento ganhe força ao trazer informação relevante para quem você almeja atrair. Divulgue, colete os dados para contato de todos os participantes e aproveite o momento para fomentar a proximidade no relacionamento do cliente com a sua distribuidora de produtos capilares.

3.  Beneficie os clientes mais fiéis com descontos ou promoções

Esta dica vale não apenas para aprimorar o relacionamento com a sua cartela de clientes, mas também para dar giro ao estoque parado – o que interfere diretamente na lucratividade de sua distribuidora de cosméticos profissionais.

Com base em seu histórico de pedidos mensal, levante quem são os seus melhores clientes – isso significa avaliar não apenas quem compra o maior valor, mas também com mais constância, que te recomendam a outros, etc. Separe-os por grupos e defina uma estratégia de relacionamento para aplicar em cada grupo como, por exemplo, descontos na compra, brindes, frete grátis, dentre outros.

Atenção: caso você queira também trabalhar o giro do estoque, as definições precisam ser mais pontuais. Neste caso, considere os produtos sem giro como brinde ou mesmo crie promoção para que eles desocupem o espaço do estoque em suas prateleiras. Lembre-se: estoque parado é dinheiro parado.

E você, já aplica estas dicas para manter um bom relacionamento com os clientes de sua distribuidora de cosméticos? Conhece alguma outra que gera bons resultados? Aproveite o espaço abaixo e compartilhe também as suas dicas conosco!

 

admin

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