O mercado de cosméticos é um dos mais cobiçados por quem deseja empreender. Além de ser bastante estável, são inúmeras as possibilidades de lucrar com a venda de produtos e acessórios de beleza. Por mais que algumas áreas já pareçam estar um pouco saturadas, sempre há espaço para produtos de qualidade e com bom preço no mercado de cosméticos.
Se você está interessado em investir nessa área, separamos algumas dicas valiosas que vão te ajudar muito na hora de começar o seu negócio. Ficou curiosa? Leia mais e descubra os segredos dos melhores distribuidores de cosméticos!
Conheça bem seus produtos
Não é necessário dizer que a qualidade dos produtos é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento no mercado de cosméticos. E você precisa conhecer muito bem o que está vendendo.
Deve ser capaz de diferenciar cada produto e explicar aos clientes por que o que está vendendo é o mais indicado para ele ou seu salão. Conhecer bem o material possibilita que você tire dúvidas com facilidade e responda aos questionamentos dos compradores com desenvoltura. Isso gera um sentimento de credibilidade e profissionalismo. Portanto, invista em treinamento!
Preste atenção à logística
Em primeiro lugar, é importante que você faça um levantamento dos salões e clientes em potencial que estejam localizados nas proximidades do seu negócio ou da sua casa. O ideal é que sejam próximos entre si e também do seu ponto de distribuição.
Se cada cliente estiver em um local muito distante um do outro, o custo de deslocamento e o tempo de entrega pode dificultar um pouco mais o negócio. Procure concentrar todos os clientes em uma mesma área. Mesmo que você possua mais de uma área de atuação.
Não vale muito a pena se deslocar por muitos quilômetros para entregar uma quantidade muito pequena de mercadoria. Cuide da adequada logística, especialmente se estiver trabalhando sozinho.
Saiba interagir com os clientes para ter sucesso no mercado de cosméticos
Não adianta ter bons produtos, conhecer profundamente o assunto, ter uma boa logística, mas não saber como abordar as pessoas e se relacionar com a clientela. Nutrir uma boa conversa e saber se comunicar é fundamental para gerar um vínculo com a clientela.
Para ganhar a confiança dos consumidores, evite insistir, mentir ou tentar enrolar o comprador para que ele adquira um determinado produto que não seja adequado para seus objetivos ou momento. As pessoas podem até comprar por engano ou para se livrar de você, mas dificilmente farão um novo negócio.
Quanto mais próximo for o seu vínculo com os clientes, mais fáceis vão ficando as vendas futuras. Seja honesto com eles e procure encontrar soluções para seus problemas. Demonstrar que está disponível e se esforçar para conseguir aquele produto que acabou na última hora, por exemplo, é uma boa maneira de criar fidelidade.
Por fim, procure estudar o assunto e se manter atualizado. É importante que você entenda o mercado de cosméticos e saiba em primeira mão de tudo o que acontece de novo. Assim, quando um cliente perguntar sobre alguma nova tecnologia, você vai ter a informação na ponta da língua, ainda que ainda não trabalhe com o produto solicitado.
Cumpra os prazos de entrega, crie formas de pagamento amigáveis e procure facilitar ao máximo a vida do comprador. Então, é só aproveitar o sucesso.
E aí? Pronto para empreender? Continue acompanhando nosso blog e saiba como identificar um investimento seguro.