Ter o próprio negócio é o sonho de muita gente, devido aos inúmeros benefícios e vantagens que isso traz, como a autonomia sobre as tomadas de decisões dos rumos da empresa e, consequentemente, seu futuro, bem como a liberdade sobre o dia a dia de trabalho e o controle sobre orçamentos, investimentos e inovações. Parece o mundo ideal para quem deseja ter mais tempo com a família ou, pelo menos, ter mais controle sobre o tempo e também sobre o orçamento, podendo aumentar a renda da casa. Apesar de tudo isso ser verdade, ter o próprio negócio também apresenta muitos desafios e exige dedicação e uma certa expertise que nem todos têm quando começam. Pensando nisso, apresentamos uma série de artigos no blog que ensinam a manter a saúde financeira do negócio e ajudam quem não tem muita experiência a se tornar um empresário de sucesso. O post de hoje é mais um conteúdo para auxiliar quem deseja otimizar o próprio negócio: vamos falar tudo que você precisa saber sobre faturamento. Confira!
O que é faturamento?
O faturamento corresponde aos ganhos da sua empresa mediante os produtos vendidos e/ou serviços prestados. Ele é o resultado monetário/financeiro do trabalho que o seu negócio realiza. Deve ser medido mensalmente para que, em determinados períodos, se possa avaliar crescimentos ou perdas. A partir de um controle rigoroso do faturamento, é possível comparar a saúde da empresa ano a ano, tomar decisões mais acertadas e ajustar estratégias.
Faturamento: tire o elefante branco da sala
Para buscar o sucesso do negócio, primeiro você precisa tirar o elefante da sala: não tenha medo nem vergonha de falar, pensar ou pesquisar sobre faturamento. Ele é o resultado de um bom trabalho exercido por você e sua equipe – se houver – e deve ser encarado como algo normal, assim como pensamos sobre nossos produtos e serviços, promoções e divulgações, por exemplo. Na verdade, o faturamento está intrinsecamente ligado a tudo isso: todas as decisões tomadas sobre o negócio podem impactar positiva ou negativamente o faturamento. Daí a importância de estar sempre pensando no negócio como um todo, como uma máquina com engrenagens interligadas que movimentam umas às outras e que, quando bem cuidadas individualmente, fazem a máquina trabalhar perfeitamente. Mas cuidado! Encarar o faturamento como mais um tópico que diz respeito ao seu negócio não significa sair por aí contando seus ganhos e perdas para qualquer um. Troque experiências com pessoas nas quais você confia e que podem agregar conhecimento – e lembre-se de que é possível falar de faturamento sem falar em números.
Como calcular?
Como vimos, o faturamento é o que você ganha pelo serviço que você presta ou pelos produtos que você vende. O cálculo é bastante simples, basta multiplicar o preço de cada item pela quantidade vendida daquele item em determinado período. Suponhamos que o negócio seja uma distribuidora de cosméticos, onde são vendidos diversos produtos de cuidados de beleza. No mês de outubro, a distribuidora vendeu 10 shampoos “x” e 20 máscaras de hidratação “y”, por exemplo. O shampoo “x” foi vendido a R$20 a unidade e a máscara “y” foi vendida a R$25 a unidade. Sendo assim, o cálculo do seu faturamento seria:
Quantidade de shampoos “x” vendidos MULTIPLICADA pelo preço de cada shampoo:
10 X 20 = 200.
O faturamento foi de R$200,00 para o shampoo “x”.
Quantidade de máscaras de hidratação “y” vendidas MULTIPLICADA pelo preço de cada máscara:
20 X 25 = 500.
O faturamento foi de R$500,00 para a máscara “y”.
Para saber o faturamento total, basta somar o faturamento de cada produto/serviço:
200 + 500 = 700.
O faturamento total dessa distribuidora de cosméticos fictícia no mês de outubro foi de R$700,00.
Nesse sentido, é preciso manter um controle sólido e constante sobre as vendas, para que o faturamento possa ser calculado da forma correta. Por meio desse cálculo, é possível determinar quais produtos precisam de estoque, pois são vendidos rapidamente, quais produtos não saem tanto e podem ser trocados por outros, etc. Além disso, é através do faturamento que você consegue calcular o lucro, ou seja, aquilo que você ganha já subtraído o que você gastou. Como quase tudo que envolve um negócio de sucesso, é preciso planejamento, organização e controle sobre o que acontece.
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