Atualmente, o Brasil possui cerca de 2600 empresas atuando no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Com um consumo de 7% em relação aos níveis mundiais, o Brasil tem o quarto maior mercado desse ramo.
Considerando que há cerca de 400 mil cabeleireiros registrados, a preocupação com os cabelos está entre as principais, o que leva a um consumo intenso. Conhecer os produtos capilares mais vendidos no Brasil, por sua vez, ajuda a ter uma ideia do comportamento do setor.
Por isso, veja a seguir quais são 5 desses itens e entenda mais a respeito!
Considerando que o gasto com shampoo e condicionador do brasileiro é quase equivalente ao que é destinado à carne da alimentação, é seguro dizer que esse é o maior mercado atual do ramo de itens capilares.
O shampoo, inclusive, é amplamente utilizado por homens e mulheres, o que estimula ainda mais o fato de ele ser o mais vendido no país.
O condicionador, por sua vez, não fica de fora. Tendo o maior mercado mundial de condicionadores, com 26% de market share, esse é um produto com muita saída nesse nicho.
É estimado que 70% dos brasileiros pintam o cabelo com alguma regularidade. Mesmo entre os jovens essa é uma prática comum e 40% dessa parte da população já tinha esse hábito em 2013.
Sendo assim, as tinturas aparecem entre os itens com maior saída, tanto na forma de tonalizantes como tinturas permanentes.
Em parte, o volume de vendas também está ligado ao fato de que é necessário repetir o processo com certa regularidade, estimulando compras contínuas.
Uma pesquisa de 2012 mostrou que a maior parte das brasileiras possui cabelo cacheado. Mesmo assim, é grande o número de pessoas que usam alisantes para o cabelo. A estimativa é que 60% dos brasileiros usam ou já tenham usado opções que alisam os fios.
Sem surpresas, os alisantes surgem entre os produtos capilares mais vendidos no Brasil, aparecendo em todas as formas. Os salões adquirem os kits profissionais e com mais resultados, mas é possível encontrar opções domésticas para quem deseja alisar os fios em casa.
Também há versões voltadas para todo tipo de resultado e de cabelo, além de fórmulas com distintos ingredientes ativos.
Aproximadamente 72% das pessoas entrevistadas afirmaram que o cabelo possui algum tipo de dano. Esse é um resultado que faz sentido por conta do uso de substâncias químicas que mexem na estrutura, tais quais as tinturas e os alisantes.
Sendo assim, as máscaras de tratamento e elementos desse tipo vêm ganhando cada vez mais espaço. Além dos cremes para hidratação, reconstrução e nutrição, há itens como ampolas e potencializadores de resultados.
Essas compras têm a ver com a expectativa do consumidor de conseguir cabelos bonitos, bem tratados e que se pareçam com modelos apresentados na televisão, por exemplo.
Apesar de ainda não serem tão procurados quanto outras opções, os finalizadores também integram a lista com os produtos capilares mais vendidos no Brasil. Eles incluem opções como o leave-in para proteção térmica, reparador de pontas e ativador de cachos.
Considerando a tendência recente de valorização do cabelo natural, é esperado que haja um crescimento constante e consistente referente às vendas desse tipo de item.
Ao conhecer os produtos capilares mais vendidos no Brasil, é possível agir de modo a oferecer exatamente o que o mercado espera. Assim, aumentam as chances de conseguir consolidar ótimos resultados.
O que você acha sobre esse tema? Conte nos comentários!
Seja para ganhar um dinheiro extra ou para fazer da atividade a sua ocupação principal, a venda de produtos de…
Você tem um salão de beleza, mas anda com faturamento baixo e com receio de não conseguir arcar com todos…
O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, revela pesquisa realizada pela Euromonitor e…
Pensando em empreender pós-pandemia? A venda de cosméticos pode ajudar você a conquistar a independência financeira mesmo após a crise…
A carreira de distribuidor de cosméticos está diretamente ligada com a qualidade dos itens que você revende. Problemas nessa área…
Fato é: o mundo não será mais o mesmo após a pandemia. Mudanças significativas continuam ocorrendo continuamente e afetam as…