Categories: DicasDicas e tendências

Planejamento financeiro: O que é necessário para começar o seu?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×

É sempre bom estarmos abertas para novas possibilidades. Quando se trata de carreira, então, é ainda mais importante criarmos oportunidades de crescimento para conquistar a tão desejada independência financeira, não é mesmo?

Se você pensa em empreender, tenha em mente que será necessário ter algum dinheiro guardado para investir no seu novo negócio. Mas não se desespere antes de começar a montar seu negócio. Neste post, reunimos ótimas ideias para te ajudar a começar um planejamento financeiro e se aproximar ainda mais do seu sonho.

Leia mais e monte um ótimo planejamento financeiro!

Entenda por que todo mundo precisa de planejamento financeiro

Aprender a lidar melhor com o seu dinheiro é uma ótima forma de controlar despesas, poupar um pouco e se preparar para algum projeto que tenha em mente. Tudo isso sem comprometer muito seu orçamento, afinal, dívidas atrasadas e excesso de boletos podem transformar seu sonho em pesadelo mais cedo do que você imagina.

Um planejamento financeiro bem arquitetado faz com que você tenha uma visão de longo prazo, estabeleça metas e trace objetivos possíveis de serem alcançados. Caso contrário, só vai perceber que o dinheiro não vai dar quando precisar dele. Fique ligada!

Registre seus gastos

Para dar início à sua organização financeira, comece registrando todo o dinheiro que entra e sai a cada mês. É importante que até os menores gastos sejam anotados.

Separe as despesas em fixas e variáveis. Assim é mais fácil identificar contas que nunca acabam, como telefone e luz. Veja quanto sobrou. Caso não tenha restado nada, é hora de passar para o próximo passo.

Eleja prioridades e corte gastos

Infelizmente, nossos recursos costumam ser limitados e não podemos fazer tudo o que queremos. Por essa razão, você deve selecionar, entre suas despesas, quais podem ser eliminadas ou, pelo menos, reduzidas.

Pequenos gastos diários podem ser um “ralo” por onde seu dinheiro escoa, sem que você perceba. Deixe de lado tudo que não for indispensável ou, então, reduza a frequência com que consome determinados serviços, por exemplo.

Defina seus objetivos

É muito mais fácil fazer alguns sacrifícios quando temos em mente aonde pretendemos chegar. Você quer trocar de carro? Fazer um curso? Dar início a um novo empreendimento? Não importa. Defina um objetivo e calcule de quanto precisa para alcançá-lo.

Uma boa maneira de não desanimar é estabelecer pequenas metas semanais ou mensais. Assim, você se mantém motivada por mais tempo.

Tenha muita disciplina

De nada adianta traçar metas, analisar despesas, receitas e eleger prioridades se você não tem disciplina. Aprenda a viver dentro do seu padrão de vida e a gastar apenas o que disponibilizou para aquele mês. Se suas expectativas não forem realistas, vale a pena reavaliar o plano.

Entretanto, para exemplificar, pense que os resultados em longo prazo serão muito mais recompensadores do que a compra de mais uma roupa que você nem precisa ou um lanche que poderia fazer em casa.

Evite fazer parcelamentos

Compras parceladas podem ser um veneno dentro do seu planejamento financeiro. Mesmo que o valor da prestação seja bem baixo, não se esqueça que ele comprometerá seu orçamento pelos próximos meses. Assim, a chance de acumular várias prestações pequenas é grande.

Procure pagar as compras sempre à vista. Essa medida também ajuda a pensar duas vezes se aquele produto realmente vale o preço que estão cobrando por ele.

Criar um planejamento financeiro não é uma tarefa difícil, mas vai exigir algum comprometimento. Entretanto, pense nos benefícios que serão alcançados. Eles certamente vão compensar as pequenas privações que você terá que fazer. Organize-se e não gaste com o que não precisa. Reduza despesas supérfluas e pesquise preços antes de comprar. Com o tempo, isso se tornará um hábito difícil de largar. Pode apostar!

E aí? Já está pronta para começar a fazer seu planejamento financeiro? Aproveite e siga a nossa página no Facebook. Sempre publicamos lá diversas dicas para que você possa conquistar todos os seus sonhos!

admin

Recent Posts

  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Venda de produtos de beleza: Entenda como funciona

Seja para ganhar um dinheiro extra ou para fazer da atividade a sua ocupação principal, a venda de produtos de…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Como a venda de produtos de beleza pode te ajudar a fazer renda extra

Você tem um salão de beleza, mas anda com faturamento baixo e com receio de não conseguir arcar com todos…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

O crescimento do mercado de beleza para os próximos anos

O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, revela pesquisa realizada pela Euromonitor e…

2 anos ago
  • Dicas
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição

3 negócios para investir pós pandemia

Pensando em empreender pós-pandemia? A venda de cosméticos pode ajudar você a conquistar a independência financeira mesmo após a crise…

2 anos ago
  • Mercado de distribuição

Como escolher o melhor fornecedor de produtos cosméticos para seu negócio

A carreira de distribuidor de cosméticos está diretamente ligada com a qualidade dos itens que você revende. Problemas nessa área…

3 anos ago
  • Produtos capilares

Como está o mercado de cosméticos capilares durante a pandemia

Fato é: o mundo não será mais o mesmo após a pandemia. Mudanças significativas continuam ocorrendo continuamente e afetam as…

3 anos ago