Categories: Sem categoria

4 curiosidades sobre o mercado de beleza no Brasil

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×

O mercado de beleza no Brasil é um dos maiores do mundo, parece inatingível pela crise e possui várias outras características marcantes, as quais, muitas pessoas não conhecem. Para saber mais sobre esse mercado (especialmente se você quer empreender nele), continue lendo o nosso artigo e saiba tudo sobre o mercado de moda no Brasil.

O mercado de beleza no Brasil é um mercado anti-crise

Não há quem negue que o Brasil vive atualmente uma crise econômica complicada, além de uma crise política. A maioria dos indicadores econômicos do país estão negativos, uma pesada crise política se instaurou e muitos mercados estão fechando suas contas em recesso. Porém, se tem um mercado que pode ser considerado um mercado anti-crise é o mercado de beleza no Brasil.

Segundo um dos organizadores da maior feira de beleza e cosméticos do Brasil, o mercado registrou um aumento de 7,5% de faturamento no último ano, resultando em um faturamento de R$ 42 bilhões em 2015.

Isso acontece porque, apesar da crise, os consumidores brasileiros não deixaram de investir seu dinheiro no mercado de beleza – mas preferem fazê-lo de maneira mais consciente. Estima-se que o brasileiro padrão dedica cerca de 2% do seu orçamento mensal para gastos em cosméticos e equivalentes.

Estrutura robusta para retomada de crescimento

Uma das razões para o mercado de beleza no Brasil ser tão resistente às intempéries da crise é a sua poderosa musculatura. O mercado brasileiro de produtos de beleza, que é o terceiro maior mercado global, só perdendo para China e EUA, é composto por mais de 600 mil negócios formalizados no setor, entre empresas e MEIs (Microempreendedores Individuais). Isso, claro, somente considerado o mercado formalizado- se nós considerarmos os individuais, passamos da marca de 1 milhão de negócios no setor.

Ainda segundo o Sebrae, são cerca de 2,5 mil indústrias para criar os produtos que vão abastecer todos esses pontos de negócios.

Mas se você acha que isso significa que o mercado “está inchado”, saiba que está perfeitamente enganado. Além do setor não parar de crescer, ainda temos de considerar o fato da população que ganha o salário mínimo ter tido um aumento de renda acima da inflação e poder gastar mais nesse ano de 2016, o que proporcionará um aumento nas vendas do setor nesse ano.

Novidades interessantes a caminho

O mercado de beleza no Brasil já é muito grande, mas a expectativa de especialistas é que o mercado ainda cresça mais nos próximos meses graças a duas grandes novidades.

A primeira é o projeto de lei complementar 133/2015 que vai estabelecer um conjunto de regras para parcerias entre profissionais da área, definindo no processo os terceirizados, relações de trabalho e comissões geradas. Portanto, a ideia é que haja um estímulo para o nascimento de novos negócios com essa aprovação.

A outra novidade é o crescimento disparado de um nicho dentro esse mercado: os produtos de beleza para homens. Quase 100 mil negócios dentro do mercado já são focados no público masculino e o crescimento desse nicho, segundo o Sebrae, é de mais de 100% nos últimos.

É um mercado forte em termos de inovação de produto

Por fim, uma das maiores curiosidades sobre o mercado de beleza no Brasil é o fato de que se trata de um mercado em constante evolução, cheio de novidades.

Inovações surgem em ritmo acelerado nesse setor da nossa economia, todas com um grande potencial de ganho financeiro e de crescimento de mercado, já que as inovações não ficam apenas no produto final que chegará aos consumidores, mas também para os produtores que abastecem esse mercado.

Você conhecia alguma dessas curiosidades sobre o mercado de beleza no Brasil? Agora que sabe mais, qual aspecto dessas informações mais te surpreenderam? Conte para a gente nos comentários abaixo!

 

 

admin

Recent Posts

  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Venda de produtos de beleza: Entenda como funciona

Seja para ganhar um dinheiro extra ou para fazer da atividade a sua ocupação principal, a venda de produtos de…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Como a venda de produtos de beleza pode te ajudar a fazer renda extra

Você tem um salão de beleza, mas anda com faturamento baixo e com receio de não conseguir arcar com todos…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

O crescimento do mercado de beleza para os próximos anos

O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, revela pesquisa realizada pela Euromonitor e…

2 anos ago
  • Dicas
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição

3 negócios para investir pós pandemia

Pensando em empreender pós-pandemia? A venda de cosméticos pode ajudar você a conquistar a independência financeira mesmo após a crise…

2 anos ago
  • Mercado de distribuição

Como escolher o melhor fornecedor de produtos cosméticos para seu negócio

A carreira de distribuidor de cosméticos está diretamente ligada com a qualidade dos itens que você revende. Problemas nessa área…

3 anos ago
  • Produtos capilares

Como está o mercado de cosméticos capilares durante a pandemia

Fato é: o mundo não será mais o mesmo após a pandemia. Mudanças significativas continuam ocorrendo continuamente e afetam as…

3 anos ago