Com o crescimento da empresa, é comum que seja necessário contratar mais funcionários para dar conta da demanda de trabalho. A hora da contratação é uma das mais delicadas de qualquer negócio: um bom funcionário será responsável por alavancar a empresa e ajudar a equipe a obter sucesso; já um funcionário ruim pode levar a sérios danos na organização.
Para ajudar você, vamos trazer cinco dicas para encontrar os melhores profissionais para trabalhar em sua empresa:
1. Use a “intuição” dos seus funcionários antigos
Você confia no talento de seus funcionários antigos, não é mesmo? Afinal, se eles continuam em sua empresa, é porque são sérios e competentes. Funcionários bons possuem faro para encontrar os melhores profissionais para trabalhar, pois sabem qual o perfil de pessoa é necessário para, junto com eles, elevar o padrão da empresa. Por isto, nos processos seletivos, ouça seus funcionários desde o início: tanto sobre as etapas quanto sobre os funcionários que estão mais aptos para entrarem na empresa.
É claro que você deve ter também uma posição crítica sobre o que está sendo dito, de forma também a considerar a sua opinião sobre os novos funcionários.
2. Mantenha o padrão elevado
Você quer ser o melhor, não é? Então tem que ter os melhores profissionais para trabalhar com você. Mantenha durante todo o processo o padrão elevado. A exigência faz parte do negócio. Não subestime a qualidade do seu negócio, achando que por não ser uma empresa de grande porte ainda que não possa querer os melhores. Lembre-se que para chegar numa boa posição, você tem que ter o melhor time possível. Articule todo o processo seletivo para que isto seja atendido.
3. Defina o padrão de funcionário que você deseja
Cada vaga exige um perfil de funcionário. Algumas vagas pedem uma pessoa mais analítica, outras pedem um perfil mais apaziguador, outras um perfil mais comunicativo, entre outras especificidades. Delimite exatamente o perfil necessário para cumprir as funções necessárias relativas a vaga.
Se for preciso, faça um checklist com ordem de importância sobre as características que a pessoa deve ter. Atente-se para que o funcionário a ser contratado cumpra com todas ou a maioria delas.
4. Valorize o equilíbrio emocional
Um conceito importante que você deve considerar na hora de escolher os melhores profissionais para trabalhar com você é a questão da inteligência e do equilíbrio emocional. Importantíssimo para manter a qualidade e a produtividade do trabalho, a pessoa a assumir a vaga precisa ter capacidade de lidar com diversas situações adversas e de pressão e manter a calma, de forma que suas escolhas possam ser mais racionais e menos emocionais. Se o cargo for de chefia, enfatize bastante isso na sua escolha.
5. Valorize a qualificação profissional
A qualificação profissional é um ponto importantíssimo na hora de escolher um novo funcionário. Uma pessoa que seja bem qualificada tem novos conhecimentos para implementar no negócio, de forma a garantir a melhoria do negócio. Por isto não avalie apenas a experiência do profissional, mas também se ele é bem qualificado e se está constantemente fazendo novos cursos na área.
Você já implementou alguma dessas dicas em seus processos seletivos? Se sim, como foi a experiência? Conte para nós nos comentários. Se você está abrindo sua empresa agora, veja dicas de como contratar seus primeiros funcionarios.