Abrir o primeiro negócio não é algo simples. Já vimos que precisamos de estratégia, plano, estudo e uma série de outras análises antes de iniciarmos o negócio. E quando o negócio está estabelecido, em pleno funcionamento, está tudo resolvido? A resposta é não. Muitos outros detalhes precisam seguir sendo analisados para garantir o sucesso de seu primeiro negócio. E uma das dúvidas que surgem quando o negócio começa a dar certo é a seguinte: quando é que eu vou precisar contratar os primeiros funcionários? No texto a seguir, veremos dicas básicas para contratar os primeiros funcionários para o seu negócio!
Foco no atendimento
A primeira dica para você perceber se chegou a hora de contratar os primeiros funcionários para a sua empresa é prestar atenção na qualidade do atendimento. Muitas vezes, na ânsia por administrar e gerir bem todos os processos do empreendimento, o empreendedor pode permitir que a qualidade do atendimento de seus clientes caia. E isso pode ser crucial para o declínio do negócio. Afinal, em todo o tipo de negócio, o cliente deve estar em primeiro lugar.
Atender mal seus clientes pode significar o fim de seu empreendimento. Se você notar que os clientes estão desgostosos com o seu atendimento, é hora de procurar alguém para dividir as tarefas e focar na qualidade do atendimento.
Contratar os primeiros funcionários pode lhe ajudar a recusar menos projetos
Muitas vezes, na correria do dia a dia, com o negócio funcionando e rendendo frutos para o empreendedor, ele nem percebe que poderia ganhar ainda mais. Pois é, esse é mais um sinal de que você precisa contratar funcionários. No início, pela falta de know-how, muitas empresas acabam recusando propostas de negócios e se contentando apenas com o que já está acontecendo.
Se isso acontecer no seu empreendimento, é hora de contratar os primeiros funcionários. Com mais profissionais atuando, você poderá aceitar novas propostas e ampliar o leque e a rentabilidade de sua empresa.
Definindo o perfil desejado
Agora que você já percebeu que precisa contratar os primeiros funcionários para a sua empresa, é hora de traçar o perfil profissional que você deseja. Após analisar os “gaps” e as necessidades do seu negócio, é hora de ir atrás de alguém que atenderá às suas necessidades.
Nessa hora, algumas coisas devem ser levadas em consideração: o nível de escolaridade, o curso mais indicado para o seu tipo de negócio, especializações, habilidades, nível de experiência, entre outros. Isso ajudará você a executar o processo seletivo apenas com profissionais que realmente queiram atuar no segmento de seu empreendimento.
Divulgação e Processo Seletivo
A divulgação da vaga e o tipo de processo seletivo são partes fundamentais na sua busca por funcionários. Você deve definir como será o processo e se preparar para entrevistar os candidatos. Com as redes sociais, fica muito mais fácil divulgar, haja vista que a o Facebook, por exemplo, possui uma série extensa de páginas que aproximam empresas contratantes dos possíveis contratados.
Valorizando habilidades
Não é só o candidato que deve se preparar para uma entrevista. O entrevistador também precisa estar pronto. Leia os currículos selecionados com antecedência e já vá imaginando onde cada profissional que será entrevistado poderá lhe ajudar. Os conhecimentos acadêmicos de cada candidato são importantes, mas apostar em perfis empreendedores como o seu também podem lhe oferecer bons frutos e a oportunidade de crescimento de seu primeiro negócio.
Agora que você já sabe o que precisa ser analisado antes de contratar os primeiros funcionários para o seu empreendimento, navegue pelo nosso blog e veja dicas empreendedoras de sucesso, para você e para seu negócio!