Para quem está pensando em abrir uma distribuidora de cosméticos para driblar os efeitos da crise, saiba que está investindo em uma boa opção para sua vida profissional. Essa é uma área rentável e que é ótima para quem não gosta de trabalhar com rotinas e previsibilidades, devido a quantidade de novidades que sempre surgem no setor.
Muito se escuta sobre a necessidade da elaboração de um plano de negócios, principalmente na fase inicial. Mas afinal, quais as relações entre uma distribuidora de cosméticos e plano de negócios?
Distribuidora de cosméticos e plano de negócios: um existe sem o outro?
Na verdade, a abertura de uma distribuidora de cosméticos e plano de negócios são complementares. Esse documento é um guia importante para orientar você a como conduzir sua loja a curto e a longo prazo.
Através dele você poderá saber quais são as metas que devem ser cumpridas (por exemplo, vender X reais por dia, aumento de determinado percentual de rentabilidade por mês, etc.), os prazos a serem cumpridos, os valores que deverão ser investidos e o gasto médio mensal que deve ser realizado para manter a sustentabilidade do negócio, bem como em quais áreas deve haver um maior investimento para conduzir ao sucesso.
Ou seja, para um crescimento planejado, real e consolidado, é preciso que você não só elabore, mas também siga esse documento.
O que pode acontecer se eu ignorar o plano de negócios?
Caso você decida abrir a sua distribuidora e ignorar a importância do plano de negócios, você poderá provar um crescimento rápido inicial, algo natural para distribuidoras iniciantes. Porém, depois de um tempo, é preciso que essa expansão seja orientada, ou poderá ocorrer sérios problemas que podem comprometer a saúde do seu negócio.
Quer ver um exemplo? Vamos supor que no primeiro trimestre de atuação você tenha um crescimento rápido em sua distribuidora. Empolgado com a boa rentabilidade, investe-se mais do que deveria em uma determinada área da distribuidora. Eis que, então, há uma estabilização (ou até mesmo uma queda) nas vendas e você não tem o retorno esperado para compensar o investimento. Dependendo do tipo de ação realizada, você poderá experimentar até mesmo o risco de falência da sua distribuidora.
Por isso é importante ter um plano que oriente você a um crescimento ordenado, que permita acompanhar passo a passo e evitar problemas desse tipo.
Como elaborar um plano de negócios?
Ok, agora que você sabe a relação essencial entre distribuidora de cosméticos e plano de negócios, é importante saber como elaborar esse documento, não é mesmo?
Lembre-se que é importante a elaboração de forma estratégica, responsável e coerente para alcançar seus objetivos. Não basta apenas redigir o plano de negócios, mas é importante que o faça da maneira adequada.
A produção do plano de negócios é simples e pode ser elaborada etapa a etapa, de forma a avaliar se todo o processo está sendo feito da melhor forma para conquistar os melhores resultados.
Compreendeu as relações entre distribuidora de cosméticos e plano de negócios? Ficou alguma dúvida? Conte para nós nos comentários.